A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS

0
643

Muitas pessoas me perguntam qual é a verdadeira responsabilida­de social das empresas?

A grande responsabilidade so­cial das empresas é gerar emprego e renda para as pessoas.

LUIZ MARINS
Antropólogo, escritor e consultor www.anthropos.com.br

Essa é a gran­de missão do setor empresarial. Tudo omais que as em­presas possam fa­zer, será bem-vindo, mas pouco adian­tará uma empre­sa fazer muito pela comunidade se ela não gerar emprego e renda, não crescer, não se desen­volver, pois o que ela fizer terá um tempo curto, pois ela não sobrevi­verá se não tiver lucros, resultados, desenvolver novos produtos e serviços, portanto não gerar mais empregos e mais renda a seus colaboradores.

Assim, o grande papel social de uma empresa é desenvolver produtos e serviços que vão ao encon­tro das necessidades das pes­soas. Esse é o grande serviço que uma empresa presta.

Por isso e para isso ela precisa ter resultados finan­ceiros positivos, para que esse lucro possa ser revertido em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e novos serviços que, tendo a preferência do mer­cado, faça a empresa crescer, se desenvolver e, novamente, gerar emprego, renda, enfim, riqueza para a sociedade.

Mas para que isso seja possível é preciso lembrar que uma em­presa é feita de pessoas, de seus colaboradores em todos os níveis da hierarquia. Isso significa que cada um de nós, colabo­radores, temos que dar o melhor de nós para que a empresa cresça, se desenvol­va, tenha sucesso.

Uma empresa também é feita por seus fornecedores e, assim, como fornecedores temos que dar o melhor de nós para que nossa empresa cliente cresça e se desenvolva e possamos crescer com ela.

E é preciso lembrar que uma empresa também é feita por seus clientes que devem usar os pro­dutos de acordo com as especifi­cações, conversar com a empresa dando a ela sugestões de melhoria de produtos e serviços e compre­endendo que só através de um lu­cro justo a empresa poderá ampliar sua capacidade de produzir, servir e, novamente, cumprir o seu papel social de gerar emprego e renda.

Assim, somos todos parte nessa responsabilidade social, cada um fazendo o seu papel da melhor for­ma para que o todo, a sociedade, as pessoas e o País cresçam de for­ma justa e responsável.

Pense nisso. Sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui