Com atuação global no setor de organização de eventos e inteligência de negócios, e consolidação no mercado B2B, o Grupo Informa, visa ampliação de atuação no B2B2C e anuncia duas novas divisões: Informa Festival e Informa TechTarget, com olhar voltado para a tecnologia e o entretenimento nos eventos de negócios.
O novo posicionamento global foi anunciado após a conclusão da aquisição da Ascential, empresa responsável pelo Cannes Lions – o mais importante prêmio da publicidade no mundo, e o Money20/20, conferência renomada no setor de tecnologia financeira.
“Os investimentos feitos nos últimos quatro anos permitiram ao grupo ganhar mais escala e profundidade nos três principais mercados de eventos: B2B ao vivo e sob demanda, serviços digitais B2B e mercados acadêmicos. Com isso, começamos 2025 com receitas de 4 bilhões a 5 bilhões de libras”, afirmou Stephen A. Carter, diretor executivo do Grupo Informa.
Com a aquisição da Ascential e a criação da Informa Festivals e da Informa TechTarget, o objetivo do grupo é estabelecer liderança e escala em todos os segmentos alvo do mercado B2B, aumentando a força no mercado acadêmico e criando uma plataforma para crescimento nos próximos cinco anos.
Atuação do Grupo no Brasil
Presente no Brasil há 30 anos, a atuação do grupo se dá por meio da Informa Markets, que opera em mais de 30 de países. No país, o portfólio da empresa conta com mais dezenas de eventos anuais de diferentes segmentos, entre eles destacam-se:
– Hospitalar;
– Agrishow;
– Futurecom;
– Plástico Brasil;
– Fispal Tecnologia;
– Expomafe;
– Energy Solution Show;
– Intermodal;
– FEIMEC.
Para Hermano Pinto Junior, diretor da Informa Markets Brasil, o setor nacional de grandes eventos representa uma grande oportunidade de relacionamento e de negócios para as empresas de diferentes mercados e tamanhos. “Ao longo de 2024, testemunhamos a pujança e a efervescência desse modelo que se reinventa a cada ano e oferece novas propostas de valor para o mercado corporativo. Diferentemente das previsões catastróficas que surgiram durante a pandemia, os eventos físicos nunca foram tão valorizados pelas empresas”, afirma o diretor.
Para Hermano, além da satisfação de expositores e patrocinadores o ano passado foi marcado por algumas inovações. “As empresas perceberam que os eventos B2B reúnem presencialmente em três ou quatro dias milhares de executivos com poder de decisão e alto poder aquisitivo o que transforma esses momentos em excelentes oportunidades de ativações de marca e live marketing”, explica.
Mais entretenimento
Hermano acredita também na tendência cada vez mais presente nesses grandes eventos de proporcionar ao visitante experiências e oportunidades de entretenimento ao mesmo tempo em que se faz negócios. “Atualmente, tudo tem um componente de entretenimento”, afirma ao explicar que a criação da divisão Informa Festivals segue exatamente esse conceito.
Mundialmente, a Informa Festivals foi estabelecida dia 1º de janeiro de 2025 para mostrar o valor dos conteúdos B2B liderados pela experiência, caracterizados por mercados finais dinâmicos, conteúdo imersivo, conexões com a comunidade, desenvolvimento profissional e inspiração pessoal.
A Informa Festivals já nasce com os seguintes eventos:
- – Cannes Lions (marketing);
- – Money20/20 / Finovate (fintech);
- – Black Hat (segurança cibernética);
- – GDC (jogos);
- – London Tech Week / Africa Tech Festival (tecnologia do futuro).