Exposição Desafio Salvador Dalí é Prorrogada até 01 de Setembro

54

A exposição “Desafio Salvador Dalí”, em cartaz no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), foi prorrogada até o dia 01 de setembro devido ao grande sucesso de público. Inicialmente programada para encerrar em 30 de junho, a mostra dedicada à vida e obra do icônico pintor surrealista Salvador Dalí já recebeu mais de 80 mil visitantes desde sua inauguração.

Com uma área expositiva de mais de 1200 metros quadrados, a exposição apresenta conteúdo inédito vindo diretamente da Espanha, sob licença e supervisão da Fundação Gala-Salvador Dalí. Os mais de 100 trabalhos icônicos de Dalí, atualmente separados em quatro museus diferentes pelo mundo, podem ser vistos juntos pela primeira vez no Brasil, graças a uma tecnologia de impressão que mantém as cores e texturas originais.

Reverberações Surrealistas

Paralelamente à “Desafio Salvador Dalí”, a FAAP inaugura no dia 25 de junho a exposição “Reverberações Surrealistas” na sala Annie Alvares Penteado. Esta mostra apresenta 137 obras do Acervo FAAP, incluindo pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e vídeos de 87 artistas influenciados pelo movimento surrealista, como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Wesley Duke Lee.

Explorando o Universo de Dalí

A exposição “Desafio Salvador Dalí” oferece uma oportunidade única para os brasileiros explorarem o universo surrealista do artista. Além de conhecerem mais sobre sua personalidade vanguardista e sua relação com a esposa Gala, os visitantes podem desfrutar de um áudio-relato gratuito em formato de podcast, ativado pelo celular com um código QR no dia da visita.

Organizada pelo Instituto Totex e concebida pela empresa espanhola ArtDidaktik, a mostra está distribuída em seis áreas expositivas, proporcionando uma jornada fascinante pela mente criativa de Dalí. As novas datas e horários já estão disponíveis no site ou aplicativo da Fever.

Descobrindo Dalí

A exposição é organizada por décadas, mostrando a evolução da trajetória pessoal e artística de Dalí em paralelo à história do século XX. Grandes paredes retroiluminadas permitem aos visitantes ver as obras ampliadas, percebendo detalhes e técnicas utilizadas pelo artista.

Dalí Poliédrico

Os visitantes também podem conhecer as ilustrações de Dalí para clássicos da literatura, suas cenografias para teatro e cinema, ourivesaria, direção de arte para campanhas publicitárias e suas aparições como cineasta e produtor de curtas-metragens.

O Ateliê Daliniano

O principal ateliê de Dalí é recriado em um espaço que reproduz o existente na Casa-Museu Salvador Dalí em Portlligat, na Catalunha, permitindo aos visitantes compreender a influência do ateliê em suas principais obras.

Serviço Desafio Salvador Dalí:

Ingressos: salvadordalisp.com.br

Bilheteria Oficial (sem cobrança de taxa de conveniência): FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP | Subsolo. Todos os dias das 9h às 19h)

Valor: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia-entrada)

Período: 01 de maio a 01 de setembro de 2024

Horário: 9h às 20h (última entrada às 19h), fechado às segundas-feiras, inclusive feriados.

Localização: MAB FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP)

Classificação etária: livre para todas as idades

Acessibilidade: local acessível para cadeirantes. Audiodescrição disponível para pessoas com deficiência visual.