Líder do mercado de aviação em Angola e há 30 anos no Brasil com serviço doméstico de voos para importantes países, como Lisboa e Angola, TAAG – Linhas Aéreas alça voo para o transporte de cargas e visa crescimento global

Com um crescimento sustentado, disponibilizando atualmente 12 destinos domésticos e 13 internacionais, além de uma frota exclusiva para o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local, a TAAG se destaca na aviação angolana e conquista diversos países, como o Brasil, “Em setembro do ano passado a TAAG fez 85 anos. É uma das companhias aéreas mais antigas do mundo e há 30 opera no Brasil”, comenta Rebecca Meadows, Regional Managing Partner da AirlinePro, representante da TAAG no Brasil.

Desde 2022, a TAAG designou a Airlinepros Brazil como General Sales Agent (GSA) no país. Atualmente, a companhia conecta o Brasil a diversos destinos na África, por meio de Luanda, capital de Angola, com cinco frequências semanais saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Os voos saindo de São Paulo para Luanda acontecem às segundas-feiras, terças, quartas, sextas, aos sábados e domingos. De Angola, os passageiros podem fazer conexão para outros destinos, como Lisboa, em que a companhia opera com voos diários. A conexão para Lagos (Nigéria) é diária, sete vezes por semana.

Além das escalas domésticas na Angola, a TAAG conecta o Brasil a oito outras cidades do continente africano, como Cape Town, Joanesburgo (África do Sul), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Windhoek (Namíbia), Maputo (Moçambique), Kinshasa (República Democrática do Congo), Ponta Negra (República do Congo) e Lagos (Nigéria). Rebecca comenta que a companhia está aguardando as encomendadas de seis novos aviões do modelo Airbus A220-300 com entregas faseadas a partir de 2023 e durante 2024, para uma futura expansão.

A companhia oferece três tipos de classes para as viagens. A Primeira Classe e a Executiva contam com check-in prioritário, lounge, refeições premium, entretenimento audiovisual e videojogos, com a diferenciação nos assentos: na primeira classe, king size e na executiva, grandes. Na classe econômica, a companhia oferece check-In prioritário, lounge, entretenimento audiovisual e videojogo.

Angola sem visto e com facilidades

A TAAG tem uma elevada cobertura territorial, conectando Luanda, capital da Angola, com 11 províncias: Catumbela (Benguela), Lubango (Huíla), Luena (Moxico), Ondjiva (Cunene), Namibe (Namibe), Menongue (Cuando-Cubango), Soyo (Zaire), Saurimo (Lunda Sul), Cabinda (Cabinda), Huambo (Huambo) e Dundo (Lunda-Norte). Os voos saindo de São Paulo para Luanda acontecem às segundas-feiras, terças, quartas, sextas, aos sábados e domingos.

Apesar do país falar a mesma língua, o que é um facilitador para a comunicação, Angola é um destino pouco explorado pelos brasileiros, infelizmente. Além disso, desde outubro de 2023, os passageiros brasileiros não necessitam de visto para visitar Angola. E as possibilidades de passeios são diversas. “Em Angola existem diversos parques, e é um país rico em cultura, com diversas atrações e praias incríveis, podendo, facilmente, se tornar um dos principais destinos turísticos do mundo. No país também há outras belezas naturais, como a Tundavala, um abismo de cerca de 1.200 metros repleta de lendas e mitos e o Morro do Moco, um dos pontos mais altos de Angola, com 2.620 metros de altitude, ideal para os praticantes de rapel”, comenta Rebecca. “Recentemente, a Airlinepros, também foi designada a ser representante do destino Angola e um dos desafios da empresa será fazer com que este seja um país referência no turismo”, completa.

“A África ainda é um continente a ser descoberto pelo turista e pelo corporativo brasileiro. Hoje os chineses são os grandes investidores na África porque entenderam o potencial que o continente tem de negócios. É muito gratificante fazer parte desse processo de conectar Brasil e África através de Angola, porque a gente acredita que o futuro dos negócios está na África e a conexão área é fundamental para isso”, explica Altamiro Medici, Regional Managing Partner da AirlinePro, representante da TAAG no Brasil.

Uma viagem no tempo em Lisboa

Destino internacional mais procurado pelos brasileiros em 2023, segundo a Decolar, Lisboa é um dos destinos com voos da TAAG – Linhas Aéreas. A capital lisboeta é uma cidade pulsante, capaz de transportar seus visitantes para outras épocas, por meio dos sons, sabores e cores característicos. Estrategicamente situada na costa atlântica europeia, tem como marca registrada suas ruas e calçadas meticulosamente conservadas, revestidas com paralelepípedos em preto e branco, e paredes adornadas com icônicos azulejos. A Cidade das Sete Colinas presenteia os admiradores com mirantes estrategicamente posicionados, proporcionando panoramas de tirar o fôlego.

Com as ruas estreitas, íngremes e antigas, que formam um verdadeiro labirinto, Alfama é o bairro em que se pode descobrir o coração da capital. Muitas de suas casas contam com séculos de existência. No bairro, também há o Miradouro de Santa Luiza, que tem uma das melhores vistas sobre o rio Tejo. O bairro também atende aqueles que amam a vida noturna. Outro local que todo turista precisa conhecer é a antiga fortaleza militar que traz grandes histórias e é conhecida como Torre de Belém, que faz parte da lista dos patrimônios mundiais da UNESCO. Não dá para deixar de visitar também o Museu Nacional do Azulejo e o Museu Calouste Gulbenkian, e o Parque das Nações com sua arquitetura contemporânea e paisagem envolvente. Por fim, para uma vista panorâmica espeta-cular, embarque em uma viagem pelo teleférico.

Operações de carga

A TAAG – Linhas Aéreas marca mais um feito histórico, ao oficializar o início dos voos regulares de carga operados pela Companhia, a partir do novo Aeroporto Internacional de Luanda, Dr. António Agostinho Neto (AIAAN). Este serviço semanal de transporte de carga, com partida de Luanda às segundas-feiras, estabelece uma ligação entre Angola e os destinos regionais de Lagos (LOS), na Nigéria, e Brazzaville (BZV), na República do Congo.

Os clientes e parceiros deste nicho de mercado passam a se beneficiar de maior conveniência, disponibilidade e recursos para o transporte de carga, agilizando a importação e exportação de bens dentro do continente africano.

Recentemente a Companhia incorporou na sua frota o cargueiro Boeing 737-800BCF (Boeing Converted Freighter), aeronave utilizada nos voos regulares a partir do AIAAN. Ele tem capacidade para transportar até 24 toneladas de carga, distribuídas por 141,5 m³ no convés principal e 43,7 m³ para transporte de carga a granel no convés inferior. O B737- 800 acomoda até 10 paletes, no formato 96×125 polegadas.

Em janeiro de 2024, a TAAG transportou mil toneladas de carga diversa entre destinos domésticos, regionais e internacionais. O início dos voos regulares de carga a partir do AIAAN está alinhado com a visão do subsetor, para a capitalização da nova infraestrutura aeroportuária de Angola e consolidação de Luanda como um hub regional, dada a sua localização geoestratégica.

Refeição a bordo

a TAAG fornece refeições a bordo que variam conforme as classes de voo, sendo a Executiva e a Primeira Classe com receitas mais elaboradas. Os passageiros ainda podem solicitar refeições especiais sem qualquer custo adicional, como diabética, sem glúten, sem lactose, vegetariana, com baixo teor de sal, para bebês e crianças, desde que até 48h antes do voo.