A HISTÓRIA POR TRÁS DA PRINCIPAL GRIFE DE TAPETES DO BRASIL

2208

Multiculturalismo, sustentabilidade, inovação, design autoral a valorização do tapete como obra de arte são marcas da by Kamy, que há mais de três décadas é referência no mercado de tapetes

São 34 anos de existência, desde a abertura da primeira loja, em 1987, na Alameda Lorena. Fundada pelo iraniano Kamyar Abrarpour, a by Kamy importava tapetes persas antigos e novos, até que Kamyar decidiu criar a própria fábrica de tapetes. Sua veia empreendedora e que carrega no sangue a paixão pelo mercado de tapetes, como em outras gerações da família, apostou no DNA brasileiro e na diversidade de produtos.

A partir daí as criações não se limitaram aos tapetes, carro-chefe da marca. Em seu atelier, matérias-primas eram transformadas também em pufes, almofadas e mantas, atendendo o mercado de maneira mais abrangente. Já em novo endereço, na alameda Gabriel Monteiro da Silva, point das mais badaladas lojas de decoração de São Paulo, a by Kamy estava consolidada em seu segmento e inovou mais uma vez, oferecendo ao cliente a oportunidade de criar um produto único, através da escolha do desenho, cores e acabamentos.

O leão da logomarca foi inspirado na força e no domínio que a natureza cedeu ao rei da selva. As características do felino se assemelham a identidade da marca. Além disso, o símbolo faz referência a antiga bandeira do Irã, refletindo a história e origens de seu proprietário. Esses valores estão delineados na juba, cada parte significa um setor da empresa, da administração ao atendimento, todos estão  integrados neste símbolo representativo. “O leão não tem medo de lutar e ama a sua floresta e seu entorno”, diz Kamyar.

Design italiano de Francesca Alzati

Francesca Alzati

Nascida na Itália, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Politécnica de Milão e pelo Centro Universitário das Belas Artes de São Paulo, Francesca Alzati é o coração e os olhos da by Kamy, e também quem assina a direção criativa da marca.

De origens distantes do ponto de vista geográfico, Francesca e seu marido Kamyar vêm de culturas diferentes, porém compartilham dos mesmos valores. E graças a essa sinergia entre o casal de apaixonados, não apenas por tapetes, mas pelas artes e pela singularidade do ser humano é que a by Kamy mantém a essência desde sua criação. “A essência é aquela que você nasce. A by Kamy tem uma raiz muito forte da sua geração, não vou dizer que ela seja antiquada ou que fique pra trás, porque pode e deve evoluir, mas não perde sua essência. É como se fosse uma árvore, então vamos dizer que o tronco dessa base, o tapete, é uma obra de arte e o homem é o único artista. Daqui nasce uma série de ramificações que fazem parte da empresa que somam a qualidade, o atendimento, o aperfeiçoamento, a excelência, e aí as flores e frutos”, reflete.

Para a by Kamy, o tapete não é utilidade doméstica, é uma forma de expressão. “Nós não usamos tapete para forração, não tinha como ver esse objeto de desejo como uma forração, nós o vemos como obra de arte”, pontua Francesca.

A experiência que adquiriu com trabalhos ao lado de referências mundiais como Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake e Miguel Juliano, assim como a inspiração técnica e criativa que tinha dentro de casa com seu pai, design de carros, ajudaram a diretora criativa e sócia da by Kamy a construir uma inigualável base, uma bagagem única. Francesca Alzati é responsável pelo design de 80% dos tapetes produzidos no Oriente, na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. E mesmo diante de uma grande demanda de trabalho, a italiana encara cada peça como única. Para ela, o ofício de tear é como uma tela em branco dos tempos modernos, o espaço em que os artesãos são verdadeiros artistas que transformam sonhos e projetos em realidade. Para ela, esse conceito deve ser essencial.

E quando o assunto é tendência, Francesca é prática. “Hoje em dia não temos mais tempo para modismos, e com o pouco tempo que  a gente tem, a tendência é algo importante, mas é mutante e dinâmica. Cada um tem o seu conceito de conforto e de beleza, e a beleza é parte do mundo das artes”, pondera. “A beleza nos cria prazer, então quando você compra um tapete, um objeto de design, quando você olha pra ele você tem prazer e está feliz, essa é uma tendência que não vai mudar nunca”, completa.

Kamyar Abrarpour

Inovação e sustentabilidade

Equipamentos modernos, mais rápidos e meios de compra online são exemplos de atitudes que uma empresa atualizada como a by Kamy não deixaria para trás. Entretanto, há mais coisas por trás do conceito de empresa inovadora ou de um bom lugar para se trabalhar ou se comprar produtos.

A preferência da marca por fibras  naturais, mas que não envolvam sacrifício de animais, e a escolha por fornecedores idôneos, que oferecem, por exemplo, serviços de creches gratuitos para que os pais possam trabalhar com mais tranquilidade e qualidade, são parte da filosofia de Kamyar e Francesca.

E não se pode desassociar inovação e tecnologia de práticas sustentáveis. Assim,  a  marca  se  conecta  ao ambiente em que está. Melhor dizendo, ao meio ambiente. Em todos os setores da empresa, alguma ação se faz presente no que se diz respeito ao seu posicionamento  político-ambiental, como práticas de reciclagem, doações,  uso  consciente de produtos e matérias-primas, uso de lâmpadas econômicas, aproveitamento máximo da iluminação natural, reuso da água e controle de torneiras, aplicação de um piso especial para melhor drenagem da água  em  todas  as  áreas do galpão e dos showrooms e desenvolvimento de produtos em parceria com ONGs. Além disso, a by Kamy incentiva a criatividade e elaboração de novos produtos utilizando fragmentos que outrora seriam descartados.

Conhecedora de tapetes, de pessoas e da relação entre esses dois elementos, a by Kamy oferece também soluções de reparos, limpeza e restauros. Denominado Rug Care, o serviço garante que a peça se mantenha valorizada em alto nível estético e funcional por anos, preservando não apenas sua relação com o cliente, mas a história do tapete com o cliente.

Atelier by Kamy
by Kamy Store

Olhar para o futuro

Entre as projeções da by Kamy está sua nona participação na 10ª edição da Design Weekend, que acontecerá entre 03 e 10 de outubro em formato híbrido (presencial e digital). Além da participação na Feira de Milão. Para Francesca, ter sua marca presente em eventos como esses não é simplesmente ser uma expositora. “Nosso Design Weekend é cultural, não comercial. É uma experiência que pode virar comercial, mas é uma experiência de expressão de valores, de estudo, de sensibilidade, de olhar ao redor. Na Feira de Milão queremos mostrar nossa brasilidade, quero dizer, minha parte italiana, a parte iraniana, essa miscigenação que o Brasil tem”, afirma.

Imparável, ela ainda revela que tem um projeto para desenvolver junto a estudantes da área. A iniciativa levará os jovens a se conectar com o passado, a valorizar e compreender o trabalho dos artesãos, para então, olhar para o futuro.

By Kamy Maison