Vinho brasileiro premiado

7

Isabela Syrah 2023, da vinícola mineira Maria Maria recebe nota histórica em premiação no Reino Unido

O Brasil vem se consolidando ano a ano como produtor de vinhos de qualidade, tendo os atributos de sua vitivinicultura reconhecidos internacionalmente. É o caso da vinícola mineira Maria Maria, que alcançou seu mais alto pódio internacional na decanter World Wine Awards (DWWA), a mais prestigiada e exigente competição do setor no mundo, e ganhou a medalha de ouro com o vinho isabela Syrah 2023. 

Com a histórica nota de 96 pontos, o rótulo foi o único brasileiro a obter o ouro neste ano e o mais bem pontuado do país em toda a história da competição. o feito é um marco, pois consagra a excelência de uma região produtora muito recente e valida uma técnica de cultivo considerada não convencional no mundo do vinho: a dupla poda.

“Nós ficamos muito felizes com essa premiação, foi um marco histórico acho que não só para nós, mas para toda a cultura nacional, foi a maior nota da decanter de todos os tempos de um vinho nacional. É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo, só aqui na fazenda são 16 anos”, diz Eduardo Junqueira Nogueira Neto, diretor-Comercial da Maria Maria. “Ficamos muito contentes pelo reconhecimento, e que sirva de apoio e inspiração para continuarmos produzindo vinhos cada vez com mais qualidade”, complementa o executivo. 

O vinho premiado tem esse nome em homenagem à enóloga da casa, Isabela Pelegrino, e representa a mais pura expressão do terroir mineiro. Elaborado 100% da uva Syrah produzida na Fazenda Capetinga e vinificado em tanques de aço inox, sem passagem por barricas de carvalho, o rótulo foi pensado para destacar a qualidade da fruta.

“Uma miríade de morangos, cerejas, cravos e anis com um toque intrigante de couro e charcutaria. Surpreendentemente fresco e alerta, com uma persistência doce e picante no final”, diz a avaliação da DWWA. 

As especiarias percebidas da Syrah são cultivadas localmente, como pimenta-do-reino, cravo e canela. É um produto elegante, de taninos macios, acidez equilibrada, longo retrogosto e fácil de beber. 

Isabela Syrah 2023, da vinícola mineira Maria Maria
Isabela Syrah 2023, da vinícola mineira Maria Maria

Minas Gerais no mapa dos melhores vinhos a vinícola

Maria Maria tem se destacado no cenário nacional e internacional, conquistando diversos prêmios em concursos como o decanter e o Brazil Wine Challenge. o projeto, que surgiu a partir da paixão por café e da parceria com o enólogo Murillo albuquerque Regina, pioneiro na técnica da dupla poda, tem revolucionado a vitivinicultura no Sudeste brasileiro. 

A história da vinícola e seus rótulos são marcados por homenagens a mulheres da família e amigos. o nome Maria Maria, por exemplo, foi inspirado em uma música de Milton Nascimento, que frequenta a fazenda. 

O vinho premiado, isabela Syrah 2023, pode ser encontrado em lojas especializadas e no e-commerce da vinícola, por cerca de R$160. a vinícola também oferece outros rótulos, como o Sauvignon Blanc e o Donita Grand Reserva Syrah-Cabernet Sauvignon.