Com uma carreira consolidada, a joalheira que conquistou celebridades se reconecta com sua ancestralidade italiana como inspiração para suas criações. Nesta entrevista ela revela sobre seu processo criativo e o que público encontrará no Celebration 2025
Fatima Bibiana Bisognin Machado Paranhos, mais conhecida como Bibiana Paranhos, é nome certo quando se pensa em design de joias e celebrações de luxo. Suas criações, que combinam magistralmente metais nobres e pedras preciosas, resultam em verdadeiras obras de arte como anéis, tiaras e brincos e terços, que eternizam ocasiões especiais, especialmente casamentos. “O anel de noivado anuncia o início de uma relação duradoura e potente, já que o diamante é a pedra mais resistente que existe. Criar uma peça especial reprodução para esse momento tem um significado especial e, por esse motivo, eu me sinto valorizando e participando do início de tudo”, comenta emocionada.
São mais de 30 mil peças criadas ao longo da carreira. O talento e a qualidade do trabalho de Bibiana são reconhecidos pelas celebridades e pela imprensa especializada. Adriane Galisteu, Giovanna Ewbank, Maria Fernanda Cândido, Athina Onassis, Luciana Gimenez e Patrícia Poeta são algumas das mais de 50 famosas que já foram atendidas por ela. Suas criações já estiveram presentes em pelo menos 10 capas da revista Vogue. Claro que esses números não a resumem, mas ajudam a entender a dimensão de Bibiana no universo da joalheria brasileira.
INSPIRAZIONE FAMILIARE
Nascida em Porto Alegre, Bibiana é graduada em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursou Design de Joias em Milão, berço da joalheria mundial, além de uma extensão em Esculturas na Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos.
A relação de Paranhos com a joalheria, no entanto, começou muito antes do seu ingresso na faculdade. “O desejo de trabalhar com joias vem de uma herança afetiva e ancestral. Desde o meu tataravô, em Vicenza, na Itália, minha família já trabalhava com ouro, e essa tradição atravessou gerações até chegar a mim”, diz. “Sempre fui encantada pelo brilho, pela simbologia e pelo poder que uma joia carrega. Transformar sentimentos e momentos especiais em peças únicas é algo que me emociona até hoje”, declara.
Desde a infância, Bibiana se manteve conectada com a cultura da Itália, mas nos últimos anos se aprofundou na busca por suas origens e fez do país europeu e de suas tradições familiares, suas mais genuínas fontes de inspiração. A reconexão com sua ancestralidade também rendeu a descoberta de uma ascendência judaica, o que motivou Bibiana a criar uma coleção de anéis com todos os diamantes vindos de Israel.
CELEBRATION 2025
Se a viagem pela própria história inspirou a artista na criação de novas joias, foi da mesma fonte que nasceu o ‘Celebration’, evento idealizado por Bibiana que se consolidou como um dos mais relevantes do segmento de festas e casamentos. A mostra reúne fornecedores de alto padrão e um público exigente em busca das principais tendências do setor. “O ano de 2025 será muito especial para a marca. Estamos preparando uma nova coleção de joias voltada especialmente para noivas, peças pensadas para eternizar o ‘sim’ com delicadeza e sofisticação. Além disso, a mostra Celebration 2025 promete surpreender com criações exclusivas e experiências memoráveis. Estou muito animada com tudo que está por vir”, comenta Bibiana sobre o evento que acontecerá no dia 22 de setembro no Hotel Unique, em São Paulo.
Por Luciana Albuquerque