Diretor Executivo do Expo Center Norte e Presidente da UBRAFE e destaque por sua longeva atuação à frente do Expo Center Norte, Paulo Ventura comenta o momento vivido pelo setor após o lockdown e projeta o futuro do Grupo Baumgart através da criação do complexo Cidade Center Norte
Profissional de destaque exponencial no segmento M.I.C.E. ao longo dos últimos anos, Paulo Ventura tem na bagagem uma sólida gestão à frente do Expo Center Norte, em São Paulo, templo de algumas das mais prestigiosas feiras e congressos no país, além de importante equipamento do entretenimento na capital.
Após o período conturbado por força do lockdown, o também presidente da UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios – partilha em entrevista à HANDS ON sua visão otimista na retomada e crescimento do setor, destaca a solidez do mesmo (“uma verdadeira fortaleza”, comenta), bem como revela os novos projetos e (grandes) investimentos do Grupo Baumgart, o qual o Expo Center Norte integra, para 2023. “Aos poucos, estamos voltando aos patamares de 2019. Nossa expectativa é seguir o planejamento de expansão e revitalização dos ativos, que incluem os novos projetos da Cidade Center Norte”.
HANDS ON – Em relação ao segmento M.I.C.E., é seguro afirmar que hoje já vivemos o pós-pandemia?
Paulo Ventura – Creio que sim. Com o avanço da vacinação e a retomada gradual dos eventos, aos poucos estamos voltando aos patamares de 2019. As pessoas estão começando a se sentir mais seguras para atividades sociais e com isso, o setor volta a ser impulsionado.
HANDS ON – Como o Expo Center Norte atravessou o período de lockdown?
PV – Assim como em todas as empresas no Brasil e no mundo, por conta da COVID-19 e a restrição sanitária de eventos, o nosso espaço permaneceu fechado até a autorização do governo para a retomada gradual. Durante o período, acionamos nosso plano de contingência e não medimos esforços para manter o nosso quadro de funcionários e a saúde financeira do espaço.
HANDS ON – Em relação a cronograma, existem eventos adiados ainda a programar?
PV – Com a retomada gradual, muitos eventos, inclusive recorrentes, estão retornando o seu calendário. Um deles, por exemplo, foi o Brasil Game Show, evento de grande relevância no setor e na América Latina e que há dois anos não tinha uma edição presencial.
HANDS ON – Com 2022 se aproximando do final, quais as tendências dos atuais indicadores econômicos, no Expo Center Norte, e no segmento? Os índices de 2019 já foram atingidos?
PV – Estamos fechando o ano com resultados acima do esperado, com índices muito próximos ao de 2019. A retomada dos eventos se mostrou forte e consistente. Visitação acima de médias históricas. Estes dados aumentam nossas expectativas para o ano de 2023.
HANDS ON – E quais as expectativas para 2023?
PV – Enquanto grupo, nossa expectativa é seguir nosso planejamento de expansão e revitalização dos ativos, iniciar os novos projetos da Cidade Center Norte e manter nosso calendário de eventos o mais movimentado possível, tal qual acontece em 2022. Nosso propósito é oferecer o melhor do entretenimento para os paulistas e os melhores equipamentos de lazer, compras e negócios do Brasil.
HANDS ON – O que promotores de eventos têm tido que fazer diferente no presente, por conta da pandemia? Que eventuais adaptações são essas?
PV – A pandemia mudou muito os hábitos de todos. Alguns dos cuidados que os promotores incorporaram em sua rotina é atenção redobrada, à ao uso de álcool em gel e, em alguns casos, máscara. Essa atenção passa, da mesma forma, pelo processo de montagem, onde a obrigatoriedade do uso de EPIs se tornou tácita. Neste ano, a ampliação dos prazos de montagem e entrada antecipada aos pavilhões foi mais generosa, sabíamos da nossa responsabilidade e atuamos neste sentido, provendo o promotor destes benefícios.
HANDS ON – Qual o momento da empregabilidade, terceirizada ou não, no setor M.I.C.E., no Brasil?
PV – A retomada gradual dos eventos faz com que o setor seja impulsionado, gerando, também, mais oportunidades de emprego. Somos responsáveis por uma gigantesca cadeia produtiva. Impulsionamos o turismo, o consumo, o transporte, logística, entre tantos outros setores da economia. O setor M.I.C.E. é forte e deu várias demonstrações de sua fortaleza ao longo deste ano. Foram 18 meses parados e ainda assim voltamos com força total.
HANDS ON – Como surgiu o conceito termo Cidade Center Norte?
PV – O complexo Center Norte, que contempla Shopping Center Norte, Lar Center, Novotel e Expo Center Norte são grandes ativos independentes que movimentam mais de 50 mil pessoas ao dia. Embora funcionem de modo autônomo, eles possuem grande sinergia entre si e terão cada vez mais, conforme o bairro planejado seja construído. Levando esse cenário em consideração, o termo Cidade Center Norte nasceu para traduzir, de forma simples e prática, o que realmente o maior complexo da zona norte pratica: ofertar as mais variadas modalidades de entretenimento e, em breve, moradia, saúde e educação em um único espaço para as famílias.
HANDS ON – Acaba de ser anunciado um aporte de R$ 120 milhões até 2023 relativos à expansão e revitalização do Shopping Center Norte. Em um segundo momento, os investimentos podem chegar a R$ 1,2 bilhão. Em que esses investimentos envolvem o Expo Center Norte e o projeto maior, a Cidade Center Norte?
PV – A expansão do shopping propõe um adicional de mais de 10 mil metros quadrados de área construída, que acrescenta um potencial de quase 30 novas lojas no complexo. As obras já foram iniciadas e serão divididas em duas fases, com previsão de inauguração do novo espaço em setembro de 2023. Junto ao Center Norte, o Shopping Lar Center irá passar por um processo de revitalização, com a chegada de novas lojas, opções de entretenimento e gastronomia. As obras no espaço têm objetivo de modernizar e criar atrativos para o público no empreendimento, oferecendo uma experiência completa além das já consagradas opções de arquitetura, decoração, design. Ambas as iniciativas fazem parte do primeiro movimento de investimento de mais de R$ 1,2 bilhões na construção da nova centralidade que promete transformar a Cidade Center Norte e torná-la uma referência em São Paulo. Sobre os demais ativos, por se tratar de um assunto estratégico, por enquanto, não abrimos informações.
HANDS ON – De que consiste o segmento de saúde que pretende ser implantado no complexo?
PV – Como disse, por se tratar de um assunto estratégico, por enquanto não abrimos informações sobre esse ativo.
HANDS ON – Como diretor do Expo Center Norte, como funciona o organograma interno, a intersecção com os demais “braços” do grupo, uma vez que todos – shoppings, hotel – atendem ao setor de hospitalidade?
PV – Trabalhamos para que todos os ativos da Cidade Center Norte tenham completa sinergia entre si, um complementando o outro. Embora sejam ativos do setor de hospitalidade, cada um cumpre uma proposta diferente, desde eventos de grande porte para públicos de nicho, até programas em família. Dessa forma, atendemos a todos os gostos e necessidades de nosso público.
HANDS ON – Como avalia a chegada à região de outro grande projeto de hospitalidade, o Distrito Anhembi, já em andamento?
PV – Acreditamos muito na força da zona norte da capital. O nosso maior intuito é desenvolver, ainda mais, este pedaço tão especial da cidade. Com isso, qualquer empreendimento que venha para contribuir com o desenvolvimento da região, é bem-quisto por nós.
HANDS ON – Alguns eventos são muito longevos e plenamente identificados com o Expo Center Norte. Olhando em retrospecto, quais os que realmente fizeram a história do complexo, e por que?
PV – Todos os eventos fizeram e fazem parte da nossa história. O que é marcante, nesse caso, é o relacionamento em comum que temos. Criamos literalmente uma “via de mão dupla” com nossos “parceiros de negócio”. Sim, me refiro aos nossos clientes como parceiros, porque sem a existência desta verdadeira parceria, não teríamos construído essa relação de sucesso mútuo. O segredo do sucesso do Expo Center Norte é intrinsecamente ligado ao sucesso dos eventos que aqui acontecem.
HANDS ON – Qual o atual momento da UBRAFE? Quais os frutos da anunciada parceria com a Live Marketing Consultoria?
PV – A UBRAFE é uma associação de 36 anos de existência e que até o inicio de 2020 contava com promotores de feiras de negócios em seu quadro associativo. No início da pandemia, o setor teve a necessidade de se unir em torno de propósitos comuns e desta forma abrir a entrada de centros de convenções e exposições no quadro associativo da entidade. De lá para cá, a UBRAFE vem se reestruturando e se fortalecendo. A parceria com a Live Marketing faz parte da estratégia de reestruturação e crescimento e nossos objetivos são audaciosos. Queremos fechar o ano com 60 associados e mais do que isso, com um plano de trabalho para 2023 coeso e factível, entregando valor ao associado.
HANDS ON – Que balanço faz hoje de uma carreira de gestor iniciada na hotelaria, e ultimamente muito identificada com o Expo Center Norte?
PV – O saldo é exponencialmente positivo. Muita gratidão à família Baumgart pela confiança e oportunidade. Tenho verdadeira adoração pelas histórias que ainda hoje escuto do Dr. Curt Otto Baumgart. No Expo Center Norte, tive a felicidade de conhecer um sujeito extraordinário, Sérgio Pasqualin, de quem tenho muita saudade e que me ensinou tudo sobre feiras. Esse lugar é mágico! Aqui, pude ser autêntico, transparente e principalmente, viver os valores que aprendi com meus pais e que se fundem com os valores do grupo. Não existe alquimia mais sincera e produtiva. Em 2022 completo dez anos de dedicação ao Expo Center Norte. Parece que foi ontem, mas lá se vão 3650 dias de muitas emoções. Que venham mais!