UMA DÉCADA DE DESAFIOS

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Diretor Executivo do Expo Center Norte e Presidente da UBRAFE e destaque por sua longeva atuação à frente do Expo Center Norte, Paulo Ventura comenta o momento vivido pelo setor após o lockdown e projeta o futuro do Grupo Baumgart através da criação do complexo Cidade Center Norte

Profissional de destaque exponencial no seg­mento M.I.C.E. ao longo dos últimos anos, Paulo Ventura tem na bagagem uma sólida gestão à frente do Expo Center Norte, em São Paulo, templo de algumas das mais prestigiosas feiras e congressos no país, além de importante equipamento do entretenimento na capital.

Após o período conturbado por força do lockdown, o também presidente da UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios – partilha em entrevista à HANDS ON sua visão otimista na retomada e crescimento do setor, destaca a solidez do mes­mo (“uma verdadeira fortaleza”, comenta), bem como revela os novos projetos e (grandes) investimentos do Grupo Baumgart, o qual o Expo Center Norte integra, para 2023. “Aos poucos, estamos voltando aos patama­res de 2019. Nossa expectativa é seguir o planeja­mento de expansão e revitalização dos ativos, que incluem os novos projetos da Cidade Center Norte”.

HANDS ON – Em relação ao segmento M.I.C.E., é se­guro afirmar que hoje já vivemos o pós-pandemia?

Paulo Ventura – Creio que sim. Com o avanço da vacinação e a retomada gradual dos eventos, aos poucos estamos voltando aos patamares de 2019. As pes­soas estão começando a se sen­tir mais seguras para atividades sociais e com isso, o setor volta a ser impulsionado.

HANDS ON – Como o Expo Cen­ter Norte atravessou o período de lockdown?

PV – Assim como em todas as empresas no Brasil e no mun­do, por conta da COVID-19 e a restrição sanitária de eventos, o nosso espaço permaneceu fechado até a au­torização do governo para a retomada gradu­al. Durante o período, acionamos nosso plano de contingência e não medimos esforços para manter o nosso quadro de funcionários e a saú­de financeira do espaço.

HANDS ON – Em relação a crono­grama, existem eventos adiados ainda a programar?

PV – Com a retomada gradual, muitos eventos, inclusive recorren­tes, estão retornando o seu calen­dário. Um deles, por exemplo, foi o Brasil Game Show, evento de gran­de relevância no setor e na América Latina e que há dois anos não tinha uma edição presencial.

HANDS ON – Com 2022 se aproximando do final, quais as tendências dos atuais indicadores eco­nômicos, no Expo Center Norte, e no segmento? Os índices de 2019 já foram atingidos?

PV – Estamos fechando o ano com resultados acima do esperado, com índices muito próximos ao de 2019. A retomada dos eventos se mostrou forte e consistente. Visitação acima de médias históricas. Estes dados aumentam nossas expectativas para o ano de 2023.

HANDS ON – E quais as expectativas para 2023?

PV – Enquanto grupo, nossa expectativa é se­guir nosso planejamento de expansão e revitaliza­ção dos ativos, iniciar os novos projetos da Cidade Center Norte e manter nosso calendário de eventos o mais movimentado possível, tal qual acontece em 2022. Nosso propósito é ofere­cer o melhor do entretenimento para os paulistas e os melhores equipamentos de lazer, com­pras e negócios do Brasil.

HANDS ON – O que promotores de eventos têm tido que fazer diferente no presente, por conta da pandemia? Que eventuais adapta­ções são essas?

PV – A pandemia mudou muito os hábitos de to­dos. Alguns dos cuidados que os promotores incor­poraram em sua rotina é atenção redobrada, à ao uso de álcool em gel e, em alguns casos, máscara. Essa atenção passa, da mesma forma, pelo pro­cesso de montagem, onde a obrigatoriedade do uso de EPIs se tornou tácita. Neste ano, a amplia­ção dos prazos de montagem e entrada antecipa­da aos pavilhões foi mais generosa, sabíamos da nossa responsabilidade e atuamos neste sentido, provendo o promotor destes benefícios.

HANDS ON – Qual o momento da empregabi­lidade, terceirizada ou não, no setor M.I.C.E., no Brasil?

PV – A retomada gradual dos eventos faz com que o setor seja impulsionado, gerando, também, mais oportunidades de emprego. Somos responsá­veis por uma gigantesca cadeia produtiva. Impul­sionamos o turismo, o consumo, o transporte, lo­gística, entre tantos outros setores da economia. O setor M.I.C.E. é forte e deu várias demonstrações de sua fortaleza ao longo deste ano. Foram 18 meses parados e ainda assim voltamos com força total.

HANDS ON – Como surgiu o conceito termo Ci­dade Center Norte?

PV – O complexo Center Norte, que contempla Shopping Center Norte, Lar Center, Novotel e Expo Center Norte são grandes ativos independentes que movimentam mais de 50 mil pessoas ao dia. Embora funcionem de modo autônomo, eles pos­suem grande sinergia entre si e terão cada vez mais, conforme o bairro planejado seja construí­do. Levando esse cenário em consideração, o ter­mo Cidade Center Norte nasceu para traduzir, de forma simples e prática, o que realmente o maior complexo da zona norte pratica: ofertar as mais variadas modalidades de entretenimento e, em breve, moradia, saúde e educação em um único espaço para as famílias.

HANDS ON – Acaba de ser anunciado um aporte de R$ 120 milhões até 2023 relativos à expan­são e revitalização do Shopping Center Norte. Em um segundo momento, os investimentos podem chegar a R$ 1,2 bilhão. Em que esses in­vestimentos envolvem o Expo Center Norte e o projeto maior, a Cidade Center Norte?

PV – A expansão do shopping propõe um adi­cional de mais de 10 mil metros quadrados de área construída, que acrescenta um potencial de qua­se 30 novas lojas no complexo. As obras já fo­ram iniciadas e serão divididas em duas fases, com previsão de inauguração do novo espaço em setembro de 2023. Junto ao Center Norte, o Shopping Lar Center irá passar por um pro­cesso de revitalização, com a chegada de novas lojas, opções de entretenimento e gastronomia. As obras no espaço têm objetivo de modernizar e criar atrativos para o público no empreendi­mento, oferecendo uma experiência completa além das já consagradas opções de arquitetura, decoração, design. Ambas as iniciativas fazem parte do primeiro movimento de investimento de mais de R$ 1,2 bilhões na construção da nova centralidade que promete transformar a Cidade Center Norte e torná-la uma referência em São Paulo. Sobre os demais ativos, por se tratar de um assunto estratégico, por enquanto, não abri­mos informações.

HANDS ON – De que consiste o segmento de saú­de que pretende ser implantado no complexo?

PV – Como disse, por se tratar de um assunto estratégico, por enquanto não abrimos informa­ções sobre esse ativo.

HANDS ON – Como diretor do Expo Center Norte, como fun­ciona o organograma interno, a intersecção com os demais “braços” do grupo, uma vez que todos – shoppings, hotel – aten­dem ao setor de hospitalidade?

PV – Trabalhamos para que todos os ativos da Cidade Center Norte tenham completa sinergia entre si, um complementando o outro. Embora sejam ativos do setor de hospitalidade, cada um cumpre uma proposta diferente, desde eventos de grande porte para públicos de nicho, até programas em família. Dessa forma, atendemos a todos os gostos e necessidades de nosso público.

HANDS ON – Como avalia a chegada à região de outro grande projeto de hospitalidade, o Distri­to Anhembi, já em andamento?

PV – Acreditamos muito na força da zona nor­te da capital. O nosso maior intuito é desenvolver, ainda mais, este pedaço tão es­pecial da cidade. Com isso, qual­quer empreendimento que venha para contribuir com o desenvol­vimento da região, é bem-quisto por nós.

HANDS ON – Alguns eventos são muito longevos e plenamente identificados com o Expo Cen­ter Norte. Olhando em retros­pecto, quais os que realmente fizeram a história do complexo, e por que?

PV – Todos os eventos fize­ram e fazem parte da nossa história. O que é mar­cante, nesse caso, é o relacionamento em comum que temos. Criamos literalmente uma “via de mão dupla” com nossos “parceiros de negócio”. Sim, me refiro aos nossos clientes como parceiros, porque sem a existência desta verdadeira parceria, não teríamos construído essa relação de sucesso mú­tuo. O segredo do sucesso do Expo Center Norte é intrinsecamente ligado ao sucesso dos eventos que aqui acontecem.

HANDS ON – Qual o atual momento da UBRA­FE? Quais os frutos da anunciada parceria com a Live Marketing Consultoria?

PV – A UBRAFE é uma associação de 36 anos de existência e que até o inicio de 2020 contava com promotores de feiras de negócios em seu quadro associativo. No início da pandemia, o setor teve a necessidade de se unir em torno de propósitos co­muns e desta forma abrir a entrada de centros de convenções e exposições no quadro associativo da entidade. De lá para cá, a UBRAFE vem se reestru­turando e se fortalecendo. A parceria com a Live Marketing faz parte da estratégia de reestruturação e crescimento e nossos objetivos são audaciosos. Queremos fechar o ano com 60 associados e mais do que isso, com um plano de trabalho para 2023 coeso e factível, entregando valor ao associado.

HANDS ON – Que balanço faz hoje de uma carreira de gestor iniciada na hotelaria, e ultimamente muito identificada com o Expo Center Norte?

PV – O saldo é exponencialmente positivo. Muita gratidão à família Baumgart pela confian­ça e oportunidade. Tenho verdadeira adoração pelas histórias que ainda hoje escuto do Dr. Curt Otto Baumgart. No Expo Center Norte, tive a fe­licidade de conhecer um sujeito extraordinário, Sérgio Pasqualin, de quem tenho muita saudade e que me ensinou tudo sobre feiras. Esse lugar é mágico! Aqui, pude ser autêntico, transparente e principalmente, viver os valores que aprendi com meus pais e que se fundem com os valo­res do grupo. Não existe alquimia mais sincera e produtiva. Em 2022 completo dez anos de de­dicação ao Expo Center Norte. Parece que foi ontem, mas lá se vão 3650 dias de muitas emo­ções. Que venham mais!