Com quase 700 aeronaves, Nordeste tem primeiro evento de aviação geral em outubro

0
137

A região abriga 46 aeródromos no Ceará, onde será realizada a primeira edição do AviationXP Nordeste, na região metropolitana de Fortaleza.

Dados obtidos pelo Anuário de Aviação 2023, organizado pelo Instituto Brasileiro de Aviação, mostram que o Nordeste possui uma frota de 698 aeronaves de aviação geral e o Brasil possui a segunda maior frota da categoria no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Ao todo, são 13.565 aeronaves. Além disso, a região Nordeste está conectada ao país através dos aeroportos e dos aeródromos. Só no Ceará, são 46 aeródromos; seguido de Pernambuco, com 41; no Rio Grande do Norte, 16; nas Alagoas, 15; na Paraíba, 13; em Sergipe, 3; e na Bahia, chegam a 135 aeródromos.

O Anuário ainda informa que, em 2022, foram realizadas mais de 150 mil operações de aviação executiva, movimentando cerca de 88 milhões de passageiros nesse período. A expectativa é que, até o final deste ano, o Brasil alcance 10.000 aeronaves no segmento de aviação executiva.

A primeira edição do Aviation XP Nordeste será no Aeródromo Dias Branco, aeroporto localizado em Jaboti, no município de Eusébio (CE). O evento, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro,  promete impulsionar o setor da aviação ao reunir um público seleto de aviadores, empresários do ramo e potenciais compradores. Haverá exposição de aeronaves e empresas qualificadas de aviação geral, com o objetivo de promover negócios e networking.

O formato de evento já está consolidado no Centro-Oeste e também no Sul, e agora chega ao Nordeste. Na mais recente edição, em Goiânia, o Aviation XP recebeu 3.660 visitantes e 14 modelos de aeronaves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui