Castelo Saint Andrews recebe Selo Prima Consciência Climática

780

Na última sexta-feira (10/11), durante a abertura do Festival de Turismo de Gramado, o Castelo de Saint Andrews, em Gramado, lançou o seu primeiro programa de Carbono Neutro. O projeto inédito simbolizou o início da gestão em ESG do Saint Andrews, devidamente certificada com a concessão do Selo Prima Consciência Climática, conferido por organizações internacionais, como a OCRE – Associação para Valorização do Ambiente, Cultura Patrimônio e Lazer, de Portugal, e o movimento latino-americano SIMAAS – Sistema de Integração Municipal América Área Sul. O Selo, entregue para projetos de combate às mudanças climáticas, é concedido apenas para iniciativas dedicadas à revalorizar a identidade sociocultural de patrimônios naturais no território do Cone Sul, em especial Argentina, Brasil, Chile e Bolívia.

O Saint Andrews realizou um evento para anunciar seu programa de Carbono Neutro e celebrar esse marco histórico, com o plantio de uma muda. A partir desta iniciativa, o Castelo passa a ter completa Gestão em ESG, baseada no modelo de excelência internacional ISO, o que permitirá ao empreendimento acompanhar indicadores ESG de forma permanente e ampliar a geração de impacto positivo no entorno. “Convido a iniciativa privada, empresários e demais articuladores da Serra Gaúcha, a juntarem-se a nós, para construirmos um futuro mais verde e sustentável para todos, para as gerações atuais e futuras. Desejo que o Saint Andrews seja lembrado não apenas por sua beleza histórica e excelência em hospitalidade e luxo, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade da região mais promissora do Brasil”, declarou Guilherme Paulus, proprietário do Saint Andrews.

O projeto visa neutralizar as emissões de carbono geradas pelas operações do castelo em Gramado, investindo em práticas sustentáveis como projetos de reflorestamento na região e conscientização ambiental climática para públicos estratégicos. Este investimento está alinhado com a missão do empreendimento em potencializar a geração de riquezas, implementando ESG em sua gestão de ponta a ponta, até e etapa de conservação ambiental e conscientização. “O Castelo Saint Andrews é o primeiro Relaix Chateau do Brasil a cumprir a metodologia climática internacional e conquistar a certificação Carbono Neutro. Essa conquista do Selo Prima será um incentivo para distintos setores de Gramado se envolverem na urgente temática associada ao clima”, observa Ricardo Harduim, biólogo responsável pelo projeto.

O programa foi construído com apoio de consultorias e técnicos renomados na questão ambiental, como a GESCAP – Gestão e Capacitação de Alta Performance e a OSCIP Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade , que integra a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, e tem a chancela do GBV – Grupo Brasil Verde, IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência, ACA – Aliança pela Ação Climática e REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental.