Nesta Semana de Design de Milão, a Bottega Veneta faz parceria com Cassina e Fondation Le Corbusier para apresentar On the Rocks, uma instalação em grande escala no Palazzo San Fedele, em Milão. Sob a Direção Criativa de Matthieu Blazy, a instalação centra-se no LC14 Tabouret Cabanon, um ícone atemporal do design de Le Corbusier que personifica a excelência da carpintaria Cassina.
Acesse as imagens em alta dos bancos, em Intreciatto e madeira, fotos de campanha, making off e instalação no link.
O LC14 Tabouret foi originalmente projetado por Le Corbusier para sua própria cabine, ou “cabanon”, em Roquebrune-Cap-Martin, na Côte d’Azur. Este espaço de 3,66 x 3,66 metros foi concebido como uma expressão máxima do minimalismo, com mobiliário simples em forma de caixa. Simples, sofisticado e versátil, o Tabouret foi inspirado em uma caixa de uísque de madeira que Le Corbusier encontrou nas rochas abaixo do Le Cabanon. O design apresenta juntas em cauda de andorinha magistrais destacando os pontos de conexão entre as peças de madeira maciça. Aberturas oblongas ao longo de cada lado tornam a peça facilmente móvel e adaptável.
On the Rocks contará com edições personalizadas do LC14 Tabouret, originalmente encomendado por Matthieu Blazy para o desfile Bottega Veneta Winter 24, junto com um novo tributo de edição limitada, em couro exclusivo da Bottega Veneta. As edições em madeira apresentam uma técnica especial de madeira carbonizada, baseada em métodos tradicionais japoneses, que confere proteção natural à madeira ao mesmo tempo que revela os padrões únicos dos veios da madeira.
As edições de couro estão disponíveis em quatro cores: vermelho, amarelo, azul e verde escuro. Cada peça é totalmente revestida com a técnica Intreccio foulard da Bottega Veneta, tecida à mão no ateliê artesanal da Maison em Montebello, perto de Vicenza. Uma técnica especial de pincelada cobre o couro com tinta colorida, seguida por uma camada de tinta preta que é parcialmente removida para criar um acabamento texturizado único que também torna cada peça única. 60 edições em couro e 100 edições em madeira estarão disponíveis para compra.
O título da instalação reflete a história de origem do Tabouret, remetendo ao cenário costeiro do Cabanon de Le Corbusier e à caixa de uísque que inspirou o design. Uma amostra original desta caixa também será exibida.
A campanha de instalação, fotografada por Pierre Debusschere, apresenta Anok Yai sentado e segurando a homenagem de couro ao Tabouret. “Foi muito inspirador trabalhar com Matthieu e Bottega Veneta nesta sessão fotográfica, celebrando uma peça de design tão icônica”, diz Yai. “O ambiente colaborativo e a versatilidade do Tabouret criaram uma verdadeira sensação de abertura e facilidade, capacitando-me a ser sombrio, nu e livre.”
On the Rocks estará aberto ao público de 16 a 20 de abril. A exposição dará aos visitantes uma visão do Palazzo San Fedele, que se tornará a nova sede da Bottega Veneta a partir de setembro de 2024. O edifício histórico, situado no coração de Milão, é pensado para acolher momentos culturais regulares, bem como os escritórios da marca.
On the Rocks é a segunda instalação de Matthieu Blazy durante a Milan Design Week, após uma colaboração da Bottega Veneta com Gaetano Pesce no ano passado, Viene a Vedere. A casa colaborou anteriormente com a oficina de carpintaria Cassina na confecção de cadeiras sob medida para sua loja em Zurique, bem como no cenário do desfile Winter 24.
Sobre Cassina
Cassina, fundada em Meda em 1927, lançou o design industrial na Itália durante a década de 1950, adotando uma abordagem completamente nova que viu uma mudança do trabalho artesanal para a produção em série. A empresa sempre teve uma atitude pioneira graças ao seu compromisso com a pesquisa e a inovação, combinando competências tecnológicas de vanguarda com o artesanato tradicional. Ao longo dos anos, trabalhou com importantes arquitetos, designers e criativos para imaginar novas formas e transformá-las em projetos. Hoje, ‘The Cassina Perspective’ expressa a visão e os valores da empresa através de uma coleção eclética onde produtos inovadores e ícones do Movimento Moderno se unem para criar ambientes acolhedores, dialogando segundo um código de design único baseado na excelência.
Sobre a Fundação Le Corbusier
Criada em 1968, a Fundação Le Corbusier nasceu da vontade do arquiteto de evitar a dispersão de suas obras e arquivos. A sua missão fundamental é zelar pela obra arquitetónica. Iniciou um programa de ações para contribuir para o conhecimento e divulgação da obra plástica, arquitetónica e literária de Le Corbusier: acolhimento de investigadores, publicações, exposições, simpósios. No contexto deste processo contínuo de informar e afirmar o valor de uma grande obra, 17 edifícios de Le Corbusier foram listados em 2016 na Lista do Património Mundial da UNESCO pelo seu notável contributo para o movimento moderno.