Com inscrições gratuitas, evento sobre feira de negócios traz seminário com palestrantes nacionais e internacionais
Entre os dias 08 e 09 de dezembro, acontece na capital paulista o Experience Expo 2025, um dos principais pontos de encontro do setor de feiras e eventos de negócios do país. Além de exposição de produtos em 70 estandes, a programação inclui seminários com debates sobre o futuro das feiras e eventos corporativos, tratando de temas como inovação, sustentabilidade e tecnologia.
Esta será a segunda edição do Experience Expo, que acontece no Expo Center Norte e tem entrada gratuita, espera receber em torno de 3.500 visitantes. O evento une em uma mesma data os profissionais e marcas envolvidas com a cadeia de valor dos eventos esportivos, culturais, entretenimento e foco em negócios, momentos e oportunidades de negócios, networking e atualização.

“A nova data, escolhida estrategicamente para acontecer no início de dezembro, coincide com um período de menor demanda operacional no setor, favorecendo a adesão e disponibilidade dos profissionais para participar dos dois dias do Experience Expo e tem um caráter comemorativo de encerramento de um ano muito bom para o setor de eventos no Brasil”, destaca Paulo Octavio Pereira de Almeida, diretor executivo da UBRAFE.
O Experience Expo é idealizado e realizado pela UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), com curadoria de conteúdo de Andrea Nakane. O evento tem patrocínio master do Expo Center Norte e do Grupo Pleno soluções áudio visuais, e apoio das principais associações setoriais do segmento de eventos, como a AMPRO, ABEOC, ABRACE, APBR, AFIDA, UFI, UNIDESTINOS e a UBRAFE.
Confira a programação que acontecerá no PALCO PRINCIPAL na terça, 09/12:
- Painel 1 – 13h às 14h – Afinal, qual é o tamanho do nosso mercado?
A abertura da programação trará a apresentação inédita do estudo “Brazil Market Overview”, desenvolvido pela consultoria alemã JWC Consulting e apresentado por Julia Donoghue, Senior Consultant da empresa, com tradução simultânea. Reconhecida internacionalmente, Julia atua há quase duas décadas no setor de feiras e conferências e trará dados inéditos sobre o mercado brasileiro, em um panorama comparativo com o cenário global. A mediação será conduzida por Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil e vice-presidente administrativo-financeiro da UBRAFE.
- Painel 2 – 14h às 15h30 – Sustentabilidade na ótica dos eventos
Moderado por Daniel de Freitas Costa, CEO da Evento Sustentável®, o painel reunirá referências globais em ESG e boas práticas ambientais. Um dos destaques será Vincenzo Cecere, Diretor de Relações com Investidores e Sustentabilidade do Grupo Fiera Milano e recém-eleito Presidente do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável da UFI – associação mundial da indústria de feiras. O programa também contará com Herbert Kanashiro e Anabela Gomes, da Informa Markets Latam, que apresentarão o case internacional “Better Stands” junto com Joerg Zeissig, presidente da IFES – International Federation of Exhibition and Event Services, que falarão sobre a evolução global da necessidade de atuação sustentável na construção de estandes em feiras.
- Painel 3 – 15h45 às 17h – Gestão de Eventos B2B: eficiência e tecnologia
Com moderação de Eduardo Frezarin, CEO da Yazo, o painel trará o especialista mexicano Erick López Flores, diretor da Horizenit, que abordará soluções digitais e inovações tecnológicas aplicadas à gestão de venues. Também participarão Felipe Bratfisch, da Spons, discutindo o uso de dados para mensuração de ROI, e representantes da Alluvision, referência internacional em eficiência na montagem de estandes.
- Painel 4 – 17h15 às 19h – Festivalização e seus desafios
Moderado por Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE, o painel propõe um diálogo entre os mundos B2B e B2C. Entre os convidados estão Rafael Lazarini (Rio2C / SP2B), Luis Justo (Rock in Rio / The Town) e Mário Alburquerque (Tomorrowland Bélgica e Brasil), que debaterão a festivalização como uma inspiração de engajamento para os eventos com foco na geração de negócios.
- Painel 5 – 19h às 20h – Os eventos do futuro e o futuro dos eventos
Encerrando a programação, o painel trará o italiano Enrico Gallorini, CEO da GRS Research & Strategy, em uma palestra sobre “O poder dos eventos presenciais: como os encontros humanos podem cocriar o futuro dos negócios e da sociedade”. Gallorini é referência internacional em customer experience e tem no portfólio parcerias com marcas como EXPO 2020 Dubai, Ferrari World, Informa Markets e Warner Bros. A mesa será moderada por Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.) e contará também com Marcos Bedendo, autor e coautor de Philip Kotler no livro “Marketing H2H”. Ambos os palestrantes estarão autografando os seus respectivos livros após as apresentações.
Mais conteúdo nas arenas

Além da programação do palco principal, a Conferência Gratuita terá três palcos simultâneos e conteúdos organizados em trilhas temáticas: o Palco Principal e duas Arenas de Conteúdo no formato dinâmico de rodas de conversa – uma com foco na troca de boas práticas em Sustentabilidade com curadoria do consultor em ESG Rafael Vaisman, e a outra sobre Tecnologia aplicadas ao setor de eventos e com a moderação de Filipe Guimarães- Head de Corporate relations do CUBO ITAÚ que patrocina o espaço.
Por falar em ESG, o Experience Expo 2025 também reforça seu compromisso com a sustentabilidade, adotando estandes padronizados com estruturas 100% reutilizáveis e recicláveis. Serão aplicadas métricas e diretrizes sustentáveis alinhadas às iniciativas da UFI (Net Zero Events), ao Manual de Boas Práticas ESG “Compromisso Campo dos Sonhos” da UBRAFE, além da compensação das emissões de CO₂ por meio do Selo Carbono B. O evento tem o apoio de três montadoras oficiais dos estandes sustentáveis: CIASET, TRIART e GRUPO DE EVENTOS.
SERVIÇO
Experience Expo 2025
Quando: 8 e 9 de dezembro de 2025
Horários: dia 8 (das 15h às 19h) e dia 9 (das 12h às 20h)
Onde: Expo Center Norte (Pavilhão branco – R. José Bernardo Pinto, 333
Credenciamento para o público em geral: gratuito por meio da Sympla
Comercialização de espaços e patrocínios: UBRAFE por meio do e-mail todos@ubrafe.org.br







