Turismo inclusivo: Skål Internacional São Paulo homenageia Rede dos Sonhos

118

A Rede dos Sonhos, referência em turismo acessível, foi homenageada no último dia 21, pelo Skål Internacional São Paulo em uma cerimônia emocionante no Centro de Eventos do Hotel Intercity, em São Paulo.

O evento destacou a conquista do Skål Sustainable Tourism Award 2024, na categoria “Turismo Acessível”, reafirmando o papel de referência da Rede dos Sonhos no turismo inclusivo e sustentável.

A cerimônia teve início com a apresentação do presidente do Skål Brasil, Aristides Cury, que exibiu vídeos de representantes internacionais da entidade parabenizando a Rede dos Sonhos.

“Pela primeira vez, desde que o prêmio Sustainable Tourism Awards foi criado com apoio da OMT (Organização Mundial do Turismo) da ONU, em 2002, um case brasileiro é campeão. Trata-se de um feito brasileiro, no qual a Estância Turística de Socorro, projeta o destino Brasil no cenário mundial com destacada competitividade”, salientou o Presidente Aristides Cury.

Em seguida, Jaqueline Franco, Diretora Executiva da Rede dos Sonhos, realizou uma apresentação detalhando o case inscrito no prêmio com todas as adaptações dos hotéis e suas atividades, para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

José Fernandes e Jaqueline Franco receberam homenagens de diversas personalidades do turismo, como o professor da USP, Mário Bene, considerado a maior autoridade de turismo no Brasil, tendo elogiado o impacto da Rede dos Sonhos no seu uso em estudos de caso nos meios acadêmicos das Universidades. Outros homenageadores notáveis incluíram Edson Passafaro, coordenador da Comissão da CB40 de acessibilidade da ABNT; Luiz Del Vigna, diretor executivo da ABETA; Armando de Arruda Campos Melo, Secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo; Ricardo Shimosakai, consultor em acessibilidade; Monica Samia, ex-diretora executiva da Braztoa e da Embratur; o Prefeito de Socorro, Ricardo Lopes; o secretário de Turismo de Bueno Brandão, Douglas Coltri; e a Secretária Executiva de Turismo do Estado de São Paulo, Luciane Leite, que veio representar o Secretário Roberto de Lucena, além de vários presidentes de entidades do turismo e mais de 60 autoridades e empresários do turismo brasileiro.

Para José Fernandes, o reconhecimento reforça a importância do trabalho que a Rede dos Sonhos realiza em prol do turismo inclusivo. “É uma honra sermos homenageados no Brasil após recebermos um prêmio tão significativo na Turquia. Isso demonstra que é possível realizar sustentabilidade com inclusão, criando experiências turísticas memoráveis e acessíveis para todos, enquanto contribuímos para um futuro mais justo e responsável no turismo”, afirmou.

O evento contou ainda com convidados e muitos representantes da imprensa, celebrando o pioneirismo e as práticas sustentáveis da Rede dos Sonhos, que têm transformado o turismo acessível no Brasil e inspirado profissionais do setor. Representando toda a imprensa, José Fernandes homenageou a jornalista Rita Minami, que recebeu uma placa de Honra ao Mérito, tornando essa jornalista a Embaixadora da Rede dos Sonhos pelos mais de 20 anos de reportagens dos hotéis da Rede.

Aristides Cury (Presidente SKAL), José Fernandes Franco (Jornalista), Rita Minami (Jornalista) e Jaqueline Franco (Diretora Executiva da Rede dos Sonhos)

Enviaram também uma mensagem por vídeo o Presidente Executivo do Convention Bureau de São Paulo, Toni Sando, o Presidente da APRECESP, Prefeito Leandro Correia e do representante da Embratur, Alexandre Nakagawa.

No encerramento, Aristides falou sobre a referência da Rede dos Sonhos no Brasil em turismo acessível, com propriedades totalmente adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Suas instalações incluem rampas de acesso, sinalização em braile, quartos e atividades adaptados, além de uma equipe capacitada para oferecer uma experiência inclusiva e confortável.

Sobre a Skål Internacional

O Skål Internacional é a maior organização global de profissionais de turismo, presente em mais de 80 países, com cerca de 12.000 membros distribuídos em 300 destinos turísticos. A entidade promove o relacionamento, a colaboração e as boas práticas empresariais, com foco na sustentabilidade do setor.