O ano de 2024 foi histórico para a Semana de Arte de Miami, já que a feira bateu o recorde econômico de US$ 547 milhões, um aumento de 9,4% em relação à edição anterior.
Essas cifras colocam o evento em patamar semelhante ao impacto financeiro gerado pelo Super Bowl LIV em 2020, que movimentou US$ 572 milhões na cidade. O desempenho econômico se deve ao grande fluxo de visitantes de alto poder aquisitivo, incluindo um número de chegadas de jatos particulares.
Esse volume reforça o papel de Miami como um epicentro global de arte, turismo e negócios, alavancando setores como hospitalidade, transporte e serviços de luxo.
Aliás, para quem está se programando para visitar a cidade, o calendário anual de eventos de moda, cultura é bastante movimentado:
– Miami Art Week;
– Miami Wim Week;
– Grand Prix Fórmula 1;
– Redland International Orchid Show;
– Mango Festival;
– Carnaval Miami;
– Festival de Luzes de Natal de Miami Beach;
– Festival de Belas Artes;
– Festival Anual das Crianças em Coral Gables.
Empresas locais têm se adaptado ao cenário de transformação gerado pela Semana de Arte. Um exemplo é a parceria firmada entre Elite International Realty, consultoria imobiliária fundada por brasileiros e há 30 anos no mercado internacional da Flórida e Adriana Lerner, artista e mente criativa por trás da Arrivals Gate, que visa oferecer experiências exclusivas e personalizadas para clientes interessados em explorar a cena artística de Miami.
A colaboração inclui guias personalizados para eventos como a Art Basel e vivências imersivas que conectam arte e mercado imobiliário, fortalecendo a sinergia entre cultura e negócios.
“O impacto econômico da Art Basel Miami Beach é um reflexo direto de como a cidade tem se posicionado como um polo cultural e econômico global. Esse evento não apenas movimenta os setores tradicionais, mas também cria oportunidades para o mercado imobiliário de luxo, atraindo investidores e colecionadores do mundo inteiro,” afirma Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty.