São Paulo Expo celebra oito anos de operação como principal Centro de Eventos na América Latina

8

O São Paulo Expo, espaço líder em eventos na América Latina sob a gestão da GL events, está celebrando oito anos de operação neste mês. Desde então, o Centro de Eventos emergiu como um catalisador para o mercado, com realização de cerca de 600 eventos no total, seguindo com a melhor taxa de ocupação e performance entre os 60 equipamentos geridos pela companhia em 27 países. O principal pavilhão de exposições do Brasil atualmente fechou o ano de 2023 com 15% de incremento de receita e deve crescer mais 10% esse ano.

No espaço, foram exibidos cerca de 3,5 milhões de produtos, quantidade que poderia abastecer mais de 300 supermercados. O São Paulo Expo recebeu a visita de 2,8 milhões de pessoas, equivalente a ocupação de mais de 30 vezes o estádio do Maracanã.

O complexo multifuncional da GL events tem sido uma peça fundamental no aquecimento de diversos setores da economia, consolidado como uma ferramenta para manter São Paulo entre os principais destinos de eventos da América Latina. Desde que assumiu a concessão em 2016, a empresa já investiu mais de R$ 500 milhões no Centro de Eventos, um espaço dedicado à geração de negócios que atrai grandes feiras e eventos para a cidade. Versátil e capaz de sediar uma ampla variedade de eventos, o São Paulo Expo impulsiona a economia da cidade, responsável por mais de 160 mil empregos e pela ativação de negócios em fábricas por todo o país.

O São Paulo Expo dispõe de uma área de exposição climatizada de 101 mil m², 80 mil m² de pavilhões interligados e 25 mil m² de espaço externo. Com modulações para até oito pavilhões, o espaço possibilita a realização de feiras e eventos simultâneos, equipados com infraestrutura moderna e estrutura aérea com 8m² a 14m² de pé direito livre. O complexo multifuncional também proporciona um espaço singular para congressos e convenções, com 10 mil m², 34 salas modulares, restaurante próprio e um edifício garagem com 6.500 mil vagas. Ao longo dos anos, tornou-se referência para o dinamismo do mercado brasileiro, atraindo eventos que refletem a cena nacional e capturam a atenção global.

Um exemplo desse impacto é a Comic Con Experience (CCXP), que cresceu significativamente desde sua estreia, ultrapassando sua contraparte em San Diego para se tornar o maior evento geek do mundo. O sucesso da CCXP destaca o papel fundamental do São Paulo Expo no setor de eventos, demonstrando sua capacidade de catalisar tendências, reunir mercados e impulsionar a economia e o turismo de negócios do Estado para novos patamares.

“Estamos confiantes no desempenho futuro do setor de eventos. Prevemos um crescimento de pelo menos 10% nos próximos cinco anos em volume de eventos, demonstrando nosso compromisso em manter o São Paulo Expo como principal destino para feiras e eventos de negócios da América Latina. O centro de eventos tem sido palco de inovações, lançamentos e geração de negócios no mercado latino-americano”, enfatiza Willians Lopes, diretor geral do São Paulo Expo.

Neste ano, o São Paulo Expo já tem mais de 90 eventos confirmados, incluindo nomes de destaque como, Hospitalar, Estetika, Expo Revestir, Feicon, Fenatran, Feimec, FCE Pharma e Cosmetique, ExpoPostos e Conveniência, Futurecom, Expert XP e CCXP. Esses eventos prometem continuar elevando o padrão estabelecido pelo São Paulo Expo e impulsionando ainda mais o mercado de eventos na América Latina.

Sobre a GL events

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.


Listada na Bolsa de Valores de Paris – o Eurolist Euronext Compartment B -, a GL events já investiu mais de R$ 1,1 bilhão no Brasil – maior operação depois da França e da China. A marca chegou ao país em 2006 e está presente em quatro principais destinos turísticos e de negócios: São Paulo, Santos – SP, Rio de Janeiro e Salvador.


No Brasil, a GL events faz a gestão do São Paulo Expo – o principal destino de eventos da América Latina -, do Riocentro, o mais completo centro de eventos e convenções do Brasil, da Jeunesse Arena, a primeira arena multiuso do Brasil, do Centro de Convenções Salvador, do Santos Convention Center, no litoral sul paulista, e recentemente assumiu o Anhembi, um dos mais emblemáticos destinos de eventos do Brasil, que receberá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos para torná-lo um complexo de entretenimento, com uma arena multiuso, um moderno centro de convenções, entre outros equipamentos, para receber congressos, conferências, eventos culturais e esportivos, festivais e feiras, além de fomentar o desenvolvimento da Zona Norte da capital paulista.


Também promove eventos proprietários de negócios e entretenimento como a Bienal Internacional do Livro Rio, Mondial de La Bière Rio e São Paulo, Welcome Tomorrow, festival Rio Matsuri, Ceará Kite Pro, Kids Festival, Streetopia, Estetika, Expopostos e Brasil Brau. A companhia conta ainda com uma linha de atuação especializada na concepção, produção e fornecimento de serviços e instalação de estruturas temporárias para eventos de todos os tipos e portes.