Rodeio Churrascaria: da moda que nunca saiu de moda

42

Prepare-se para uma viagem sensorial: almoçar ou jantar no Rodeio é uma experiência de prazer e encantamento

A churrascaria Rodeio está sob o comando da família Macedo desde 1959, quando Roberto Macedo assumiu a direção da casa aberta um ano antes como uma churrascaria com garçons de bombacha. Desde 1986 é comandada por sua filha, Silvia Macedo Levorin, que sempre preocupada com a tradição e a inovação, manteve o padrão de qualidade de carnes e serviço que estabeleceu a churrascaria como uma das mais tradicionais e renomadas da capital. “Um clássico que se renova”, comenta Silvia.

São 66 anos que reúnem muitas histórias e clientes fiéis. Em 2001, o Rodeio foi o primeiro restaurante brasileiro a receber o certificado ISO (International Organization for Standardization), uma grande honraria que reconhece padrões internacionais de qualidade. O fato se tornou um marco na cena gastronômica de São Paulo e contribuiu para a popularização da cultura do churrasco na cidade, com abertura de novas churrascarias na região.

Além da primeira casa nos Jardins, o Rodeio abriu uma filial, em 2007 no Shopping Iguatemi, ainda mais estilosa, com projeto assinado pela fera da arquitetura, Isay Weinfeld: Nas duas unidades são atendidos em média 15 mil clientes por mês que desfrutam de ambiente acolhedor, serviço de primeira qualidade e um menu espetacular. Uma verdadeira viagem sensorial.

Das carnes aos vegetais

Com um cardápio de ícones como a famosa picanha fatiada, inspirada nas parillas argentinas, o Rodeio atrai os amantes de boas carnes. O prato consagrado da casa e até hoje carro-chefe, representa 60% das vendas

No Rodeio sente-se o perfume delicioso de picanha assada no ar. Na década de 70, seguindo a sugestão do legendário maître Ramón Mosquera Lopez, a grelha era trazida à mesa para que a picanha fosse finalizada à vista do cliente. De lá para cá o formato mudou: nem na cozinha, nem à mesa. O aroma pode ter ficado um pouco distante, mas não longe da vista dos clientes, como reza a tradição do local. As carnes são assadas primeiramente na churrasqueira e depois finalizadas em fogareiros no próprio salão – é possível avistar as grelhas na lateral esquerda na unidade dos Jardins e logo na entrada da filial no Shopping Iguatemi.

O corte, apesar de marca registrada da casa, não é o único prato que reflete a história do Rodeio, que traz alguns patrimônios culinários de São Paulo, como o Arroz Biro-Biro, o acompanhamento perfeito, feito com ovo, cebola e batata-palha. Um ícone até os dias atuais, o prato foi criado nos anos 1980 pelo publicitário Washington Olivetto e pelos jornalistas Gloria Kalil, Tarso de Castro, Thomaz Souto Corrêa, junto do jogador Sócrates, em um jantar ocorrido na casa. O nome? Claro, uma homenagem ao famoso jogador Biro-Biro, à época do Corinthians Os clientes vegetarianos também contam com uma boa variedade de opções, tanto no couvert como nos pratos principais. Risotos, o tradicional palmito de pupunha assado, farofa de ovo e as saladas fazem sucesso entre os adeptos a esse estilo de vida.O tradicional pão de queijo do couvert também é emblemático no restaurante e leva a mesma receita desde o início. O beef tea faz parte desses clássicos, assim como o crepe Suzette, igual aos crepes dos grandes restaurantes parisienses e o Creme de Papaia com Cassis, que você não pode deixar de pedir como sobremesa.

Serviço

Rodeio Jardins

Rua Haddock Lobo, 1.498 Tel.: (11) 3474-1333

Rodeio Shopping Iguatemi Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232 Tel.: (11) 2348-1111

Por Vanda Fulaneto