RadiciPlastics conquista a cada ano espaço de mercado com foco em inovação e sustentabilidade

728

Especializada no fornecimento de plásticos de engenharia, indústria do interior paulista tem operação sustentada em processos ecologicamente corretos, viáveis e socialmente justos, alinhada ao Grupo Radici, do qual faz parte

São Paulo, 17 de novembro de 2022 – No mês em que olhos do mundo todo se voltaram à COP27, cujo foco este ano foi chamar atenção para a tomada de ação, de que é urgente tirar as iniciativas sustentáveis do papel, a indústria de Plásticos de Engenharia Italiana, com sede no Brasil, Radici Plastics, situada em Araçariguama, no interior de São Paulo, segue crescendo e ganhando espaço no mercado com gestão baseada em três pilares de sustentabilidade: ecologicamente correto, ecologicamente viável e socialmente justo. “Como diz Angelo Radici, Presidente do RadiciGroup, ‘um futuro sustentável pertence àqueles que fazem acontecer, não àqueles que apenas imaginam’. E assim, seguimos superando resultados e nos destacando por inovação tecnológica no fornecimento de plásticos com soluções que não agridem o meio ambiente e ainda transformam o que seria sucata em produtos de uso final, visando o crescimento sustentável dos negócios. O fato é que, para a sustentabilidade de fato acontecer nas empresas, é preciso que ela seja parte do negócio. E aqui é assim”, conta Jane Campos, CEO da Radici Plastics na América Latina.

O RadiciGroup, de acordo com seu Relatório de Sustentabilidade 2022, nos últimos 10 anos, reduziu em 17% o uso de energia e em 61,5% a emissão de CO₂ por tonelada processada; e reduziu em 8,6% no uso de água por tonelada processada. Em 2021, atingiu a meta de 49,4% da energia de fonte renovável.

No Brasil, a Radici Plastics segue alinhada ao grupo italiano cumprindo suas metas de ESG. “A Radici Plastics ressaltou a eficiência energética através de investimentos em ensacamento e transporte automático dos produtos, mudança da iluminação de todo o parque industrial por LED, aquisição de equipamentos mais produtivos e modernos com melhor aproveitamento energético, sistema de tratamento de agua com nova ETE tendo a redução imediata de 20% no consumo de água e novo sistema de exaustão, tornando a planta mais eficiente energeticamente e aumentando da capacidade produtiva em 35%. Com isso, preparamos a empresa para o objetivo em 2023 de atingir a excelência no consumo consciente de energia”, destaca Jane.

A companhia é certificada na ISO 14001 desde 2017 e, em 2020, conquistou a certificação 45001 – Saúde e segurança Ocupacional. Dentre os cases de sucesso está o projeto Aterro Zero, onde todo o resíduo gerado na Radici Plastics tem um destino, seja ele reciclável ou passível de tratamento. Nada mais vai para o lixo. “Além disso, a empresa obteve 90% de satisfação dos colaboradores na Pesquisa de Análise de Clima Organizacional e contamos também com o programa OCS (Operation Clean Sweep), projeto global e verticalizado com a intenção de que nenhum grão/pellet chegue ao solo e por sua vez termine nos oceanos”, explica a CEO.

Além de investir em ações socioambientais em suas fábricas, com um know-how ecológico de longa data, a Radici sempre deu vida nova aos resíduos gerados dentro da própria indústria com aplicação final e soluções ecologicamente corretas, e lançando recentemente a nova marca RENYCLE, produto feito com participação de material pós-consumo, com qualidade assegurada e selo verde. 

Segundo Jane Campos, para 2023, a companhia, que tem foco no crescimento socioambiental, continuará investindo em economia circular e produtos de menor impacto ecológico (green products) e de alta performance. “Investimos este ano R$ 13 milhões em ações para revitalizar nosso parque industrial brasileiro provando que sustentabilidade é um negócio dentro da companhia”, finaliza Jane Campos.

Sobre a Radici Plastics

Com sede em Araçariguama (SP), em uma área de 12 mil metros quadrados, a Radici Plastics, empresa do grupo italiano RadiciGroup, é um dos mais importantes produtores mundiais de tecnopolímeros de engenharia. Os polímeros de alto desempenho da Radici Plastics abastecem os mercados automobilístico, eletroeletrônico, de embalagens, E & E, entre outros.

A empresa italiana que tem a sustentabilidade e a inovação em seus valores, aplica o conceito dos 5 Rs: Repensar os hábitos e atitudes de consumo; Reduzir a geração de resíduos; reutilizar e aumentar a vida útil; reciclar e transformar em matéria-prima para outros produtos; Recusar e não consumir produtos que geram impacto.