Com deliciosos pratos tradicionais lusitanos, a bela Sintra completa 21 anos de sucesso
O requintado restaurante de cozinha portuguesa de São Paulo, a bela Sintra, tem atmosfera de festa e é uma vitrine de empresários e celebridades nas últimas duas décadas, tendo como clientes nomes como, Marco Antônio de Biaggi, Ronnie Von e Adriane Galisteu.
A casa foi fundada em 2004 pelo português Carlos Bettencourt, nascido na região do Alentejo, que chegou ao Brasil através do convite do pai de uma amiga. Em 1985, em Foz do Iguaçu, Carlos começou a trabalhar em um hotel, mas em suas férias, ao visitar o Rio de Janeiro, conheceu o proprietário do legendário restaurante Antiquarius, o que o fez se transferir para a cidade carioca, onde ficou até 1990, quando decidiu ir para São Paulo trabalhar em uma filial da casa.
Mas, o sonho de Carlos sempre foi ter seu próprio restaurante e isso se tornou realidade com a abertura da a bela Sintra, em 2004. Com 21 anos desde sua inauguração, o restaurante é referência quando o assunto é culinária portuguesa, o que lhe rendeu diversas premiações e reconhecimentos, como das revistas Go Where Gastronomia, Gula, Veja São Paulo, Guia 4 Rodas, Guia Josimar Melo, Jornal Estadão caderno Paladar, entre outros. Além disso, em 2022, o Bettencourt recebeu da Casa de Portugal de São Paulo, a honraria de comendador, por promover a cultura lusitana na capital paulista.
O ambiente acolhedor, com iluminação suave, cria uma atmosfera única, enquanto o aroma deli cioso dos pratos preparados com ingredientes frescos transporta os visitantes diretamente para Portugal. Na cozinha, quem chefia as caçarolas há 7 anos é sua esposa, Patrícia Sampaio Bettencourt e o chef operacional Valderi Gomes. A gastronomia é internacional, mas tem raízes portuguesas, perpetuando em receitas tradicionais unidas a ingredientes de alta qualidade, que resultam em pratos de requinte com toques contemporâneos.
O bacalhau figura em 15 pratos diferentes, como os clássicos Lagareiro e Nunca Chega, e em criações surpreendentes, entre elas Como Se Faz na Fazenda, Mil Folhas de Bacalhau e Herdade do Esporão. Além deste, outros tipos de carnes e frutos do mar fazem do cardápio uma atração especial, com destaque para a Perna de Cordeiro com Feijão Branco, Bife Bom à Café, Camarão à “a bela Sintra” e à Champagne.

Para quem não abre mão de beber os melhores vinhos, há uma adega com 130 rótulos refrigerada e acomodando as bebidas pelo gargalo, garantindo um visual elegante e melhor circulação do ar.
Para a sobremesa, há uma união das culturas brasileira e lusitana presente em doces como Creme de Leite Queimado, Arroz Doce, Mousse de Coco, Encharcada de Fios de Ovos, Toucinho do Céu e Sericaia do Alentejo. A grande novidade é que acaba de ser aberta uma loja virtual no Instagram que funciona pelo e pelo app iFood de terça a domingo, somente de doces portugueses. São receitas criadas nos conventos de Portugal, que também são servidos no restaurante, reproduzidas pela chef Patrícia Sampaio e sua equipe. Dentre as opções estão: doces em potes; Farófias (claras, lei te e gemas), Panacota (com calda de maracujá e sem açúcar; Torta de Nozes com Baba de Moça; Ovos Moles com Canela; Torta Mousse de Goiaba; Rocambole de chocolate com baba de moça; e Rocambole de Laranja a à bela Sintra.
Serviço
a bela Sintra
Endereço: Rua Bela Cintra, 2.325 – Cerqueira Cesar
Tel.: (11) 3891-0740 | 3891-1090
@docariaabelasintra
Por Vanda Fulaneto