
Durante o evento, a SPTuris anunciou que, de janeiro a setembro deste ano, o faturamento do setor cresceu quase 12% no estado
O ano de 2025 trouxe indicadores positivos para o setor do turismo de São Paulo, de acordo com os dados apresentados na décima edição do Expo Fórum Visite São Paulo, com o tema “Turismo com propósito”, realizada em 1º de dezembro, no WTC Events Center.
Os índices mostram que, de janeiro a outubro deste ano, o número de turistas brasileiros cresceu 25,9% em comparação com 2024, que recebeu um total de 35,7 milhões de visitantes. Quanto aos turistas estrangeiros, que passaram de pouco mais de dois milhões no ano passado, houve um crescimento de 21,5% nos primeiros dez meses deste ano. Além disso, a receita gerada pelo turismo, que foi de R$ 22,8 bilhões no ano passado, já registra aumento de 11,9% entre janeiro e setembro deste ano.
De acordo com Fernanda Ascar, gerente de Planejamento e Promoção do Turismo da SPTuris, para monitorar esses números, foram consideradas informações como o faturamento do setor, o ISS (Imposto Sobre Serviços), o movimento nos aeroportos e nos terminais rodoviários, o desempenho das hospedagens, o Índice Mensal de Atividade do Turismo e o fluxo de turistas.
ESG
Mas não foi só o faturamento do setor que esteve em foco. Outro ponto importante na programação foi o painel sobre ESG, apresentado por Helio Brito Jr., da ESG Pulse. Ele anunciou o Programa de Destinos Sustentáveis do Brasil, feito em parceria com a Embratur e a Unidestinos. O objetivo é certificar destinos com potencial turístico, elevando o padrão brasileiro para competir melhor no cenário internacional, já que o Brasil ainda não aparece no ranking global.
Alexis Pagliarini, da ESG4, destacou que o conceito de ESG deixou de ser novidade e agora faz parte do cotidiano dos negócios de forma mais natural. Afinal, com a realização da COP-30, ficou evidente a importância de aplicar a sustentabilidade de forma prática nas empresas do setor de turismo.
Já Fernando Beltrame, da Eccaplan, informou o lançamento da Carbon Fair, que é a primeira plataforma brasileira para negociar créditos de carbono voluntários e socialmente justos. Essa iniciativa permite que pequenos produtores tenham acesso a créditos de carbono, o que se conecta com o turismo de propósito.
Voluntariado
Outro debate que fez parte da programação foi a importância do voluntariado na área da saúde. Jussara Zimmermann, diretora da Assessoria de Humanização do Instituto de Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da USP, destacou que esse tipo de trabalho traz ganhos para a sociedade, ajudando a fortalecer a cidadania e a criar laços comunitários mais sólidos e duradouros. Além disso, esses benefícios também são significativos para os próprios voluntários, que desenvolvem empatia, aprimoram suas habilidades sociais e cuidam melhor da saúde mental e física. Ela ainda acrescentou que estudos científicos mostram que ajudar os outros ativa áreas do cérebro ligadas à felicidade, o que pode diminuir bastante o nível de estresse.
IA nos negócios
A inteligência artificial, um dos assuntos mais comentados atualmente, também foi destaque no evento. Paolo Petrelli, consultor de inovação, fez uma apresentação bastante esclarecedora sobre o tema, explicando estratégias e o que podemos esperar para o futuro dos negócios de forma simples e acessível. Ele ressaltou que, com as mudanças no cenário atual, os líderes precisam buscar novas soluções. Além disso, lembrou que “a inovação deixou de ser um diferencial para se tornar um pilar de sobrevivência”.
Sobre o uso de inteligência artificial, Petrelli revelou que, no ano passado, 54% dos brasileiros utilizaram alguma ferramenta de IA, enquanto a média global foi de 48%. Ele também mencionou que 51% das pessoas planejam e reservam viagens com ajuda da IA.
A alma é o segredo do negócio
O ator e humorista Junior Q9 foi quem encerrou o evento. Ele subiu ao palco vestido de “Capitão Jaque Espera” para falar sobre o tema “Rehumanizar Para Crescer: O Segredo do Turismo que Encanta e Converte”. Durante a palestra, ele comentou que, no passado, vivíamos uma época de mudanças, e agora, após a pandemia, estamos passando por uma nova fase de transformação, marcada pela “rehumanização” nas relações humanas.
Ele também ressaltou que os turistas de hoje buscam por experiências reais. Para proporcionar isso, é fundamental entender as pessoas e as relações humanas. Para ele, aquela famosa frase “o segredo é a alma do negócio” já não faz tanto sentido. Agora, ele acredita que a alma é o verdadeiro segredo do negócio.






