Uma homenagem da Hands ON Magazine ao Dia Internacional das Mulheres

Apesar da participação de mulheres em cargos de alta liderança ter aumentado, o ritmo ainda é lento, em uma escala global. É o que aponta a 20ª edição do Estudo Women in Business: Pathways to Parity, conduzido anualmente pela Grant Thornton, que mostrou que as mulheres ocupam hoje 33,5% dos cargos de liderança sênior em empresas de médio porte. O relatório mostra um salto significativo na comparação com 20 anos atrás – quando o número era de apenas 19,4% -, mas o crescimento na comparação com o ano passado é mínimo: 1,1%, de acordo com a Grant Thornton. O retrato local da pesquisa revela que a América Latina é a região com a maior porcentagem de cargos de alta liderança ocupados por mulheres no mundo, com 36%.

Neste Dia Internacional das Mulheres, a Hands ON Magazine faz uma homenagem a mulheres que são exemplo de sucesso. Em diferentes áreas de atuação, cada uma delas vem executando um trabalho inspirador para outras mulheres, reforçando a força e o talento feminino seja no empreendedorismo ou na liderança executiva dos negócios. Conheça um pouco mais dessas mulheres Hands ON!

Adriana Secali

Empresária e palestrante, Adriana Secali desenvolveu o método “Eu e minhas Mãos”, que trabalha como as pessoas se relacionam com elas mesmas e com os outros, promovendo o autoconhecimento, a comunicação construtiva e melhorando as relações pessoais e profissionais. Empresária, advogada, economista e pós-graduada em Psicologia Junguiana, ele criou o curso pensando nas lideranças, colaboradores e também muito nos advogados, já que viu de perto os desafios desse setor com relação a falta de habilidades relacionais.

Um líder precisa inspirar as pessoas para que elas entendam que trabalham para elas em prol de um objetivo comum do grupo. É uma visão de liderança colaborativa”, diz.

Ana Luísa Diniz Cintra

Desde 1998 atuando como diretora do Centro de Convenções Rebouças, Ana Luísa tem a exata dimensão da importância do local, enquanto equipamento cultural, para a cidade. Ao final de 2021 ela já pontuava: “foi o tempo das lives, dos eventos virtuais. Nosso desafio é aplicar o aprendizado do tempo em que ficamos parados porque os próximos anos serão promissores, com a volta dos eventos presenciais”. Estava certa! “O momento é de reconstrução, de aplicar as mudanças e inovações que surgiram, e com as quais aprendemos. Mas, acima de tudo, precisamos ser reflexivos sobre o que aprendemos na pandemia enquanto pessoas. Mudar nosso comportamento, dar atenção a outros valores e caminhos”, completa.

Elaine Vasconcelos

Psicopedagoga especialista em reabilitação cognitiva, Mestre em Psicologia da Educação e Doutoranda em Neurociências, Elaine explica que as funções cognitivas podem e devem ser estimuladas, desde a mais tenra idade. “São elas que nos ajudarão a termos mais e melhores respostas para uma mesma questão, não só na vida acadêmica, mas na vida pessoal. Afinal, inteligente é quem tem os melhores e mais eficientes caminhos para um mesmo destino”. Apesar de ser especializada no atendimento infantil, período no qual é o momento ideal para trabalhar a plasticidade do cérebro, ela atende também adolescentes e jovens, mas relata que é possível fazer esse trabalho de reabilitação em adultos ou idosos. Elaine atua também com assessoria parental, uma vez que, educar os pais é importante para ajudar no desenvolvimento das funções cognitivas dos filhos. “Os pais estão muito perdidos. Educar é um processo de desenvolvimento. É uma das tarefas mais elaboradas e a pessoas fazem ‘do jeito que dá na telha’, quando deveriam estudar para serem melhores pais. Por que estudamos anos para ter uma carreira e quando viramos pais ou mães a gente se baseia no modelo que teve dos nossos pais ou nas dicas do vizinho ou da amiga?”, questiona.

Jane Campos

No posto de CEO da Radici Plastics na América Latina, empresa líder do segmento no Brasil, Jane Campos comanda uma fábrica em Araçariguama, no interior de São Paulo, com 85 colaboradores diretos e 20 indiretos, e excelentes resultados, com destaque para a certificação ISO 45001, que reconhece a empresa como uma das mais seguras para se trabalhar e com a sustentabilidade como parte do DNA. Sabendo que esgotamento progressivo dos recursos naturais compromete a qualidade de suas operações, o Grupo Radici sempre focou em desenvolver soluções ecológicas e de baixo impacto ambiental, poupando recursos naturais e protegendo o meio ambiente, assim como fazer uso de matéria-prima de transformação, garantir eficiência energética e de produção. “O impacto do plástico no meio ambiente é um tema urgente para ser discutido pela indústria e temos muito orgulho da história que estamos criando no país”, diz Jane, que celebrou em 2023, os 25 anos da Radici Plastics no Brasil, empresa na qual trabalha desde 1998 e, desde 2011, assumiu a operação para América do Sul. Adepta do Team Building, Jane divide os méritos das conquistas da empresa com toda sua equipe, mostrando ser uma líder genuína e que merece o posto alcançado.

Luciane Leite

Secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de SP, Luciane é uma das executivas mais respeitadas no mercado turístico brasileiro, e tem uma sólida carreira de 30 anos em cargos estratégicos nas áreas de Marketing, Promoção, Turismo, Comunicação, Relações Institucionais e Governamentais. Fluente em alemão, inglês, italiano e francês, começou sua formação na Faculdade de Turismo da Bahia e não parou de estudar desde então. Concluiu seu MBA em Marketing pela ESPM e especializou-se em Destination Management na George Washington University. Por quase uma década foi Diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa e Superintendente de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia. Lá chegou a abrir novos mercados em mais de 10 países, posicionando a Bahia entre os 3 maiores receptores de turistas do Brasil. À frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de SP durante a pandemia, foi responsável pela retomada do turismo em Ilhabela. E por 10 anos foi Diretora de Turismo da SP Turis, sendo uma das responsáveis por transformar a imagem da capital, de polo empresarial, para a metrópole viva, cultural e deslumbrante pela qual é reconhecida hoje. Atualmente é secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de SP.

Roseli Cury Sanches

Fundadora do Grupo Albatroz, uma das maiores e mais tradicionais empresas de segurança e facilities do Brasil, com 30 anos de tradição, atualmente Roseli atua como Presidente do Conselho do Grupo, que se divide em quatro empresas, Albatroz Segurança, Albatroz Condomínio, Albatroz Tech e Arcolimp Facilities, com mais de 19 mil colaboradores em todo o Brasil. Advogada de formação, atuou por 12 anos como como juíza e se encontrou no empreendedorismo, sendo exemplo de liderança por gerir uma empresa de sucesso. Além disso, hoje se dedica ao prazer da arte, como Conselheira do Museu de Arte Sacra e da Academia LatinoAmericana de Arte, bem como ao trabalho social. “Os empresários têm que dar sua participação, sua contribuição para a cultura, a arte, a educação. Nós somos os que mais recolhemos impostos e temos que trabalhar em prol do coletivo, da sociedade. É responsabilidade de todo empresário investir no social, investir na cultura.

Feliz Dia das Mulheres!

Uma homenagem especial da Hands ON Magazine e do Grupo ON Media ao Dia Internacional das Mulheres. Que este dia seja uma celebração do poder, da resiliência e das conquistas das mulheres em todas as esferas da vida. Que possamos continuar a inspirar, a quebrar barreiras e a construir um mundo mais igualitário. Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia!