O Brasil recebe milhares de turistas todos os anos. O país tem excelentes opções de luxo conhecidas internacionalmente no universo hoteleiro. Mas além das impecáveis acomodações, os hotéis também contam com algo que encanta seus hóspedes e aqueles que procuram por referências no mundo gastronômico – seus apaixonantes restaurantes. São chefs renomados, paisagens exuberantes, cartas de vinhos com rótulos escolhidos pelos melhores sommeliers, chás que remetem a histórias antigas, entre outros encantos que chamam a atenção dos entusiastas da gastronomia.

Segundo Marcelo Politi, especialista em negócios gastronômicos e fundador da Politi Academy, ao pensarmos em restaurantes de luxo, imediatamente nossa mente os associa a um universo repleto de glamour e requinte. Mas, o que de fato caracteriza esses espaços como elixires de uma experiência gastronômica sem igual?

Em primeiro lugar, a excelência culinária é indiscutível, ou seja, a qualidade, criatividade e apresentação dos pratos são aspectos que se destacam e devem sempre vir acompanhados de uma carta de vinhos cuidadosamente selecionada. Outro aspecto é a atmosfera do lugar – um ambiente que fala aos sentidos, seduzindo o olfato, paladar e visão, é resultado de uma decoração meticulosa e iluminação adequada. Outro elemento vital é o serviço personalizado, uma vez que garçons e maîtres são verdadeiros anfitriões da boa experiência, antevendo necessidades e superando expectativas, tornando o comum em algo memorável. “Restaurantes de luxo não são apenas estabelecimentos de alta cozinha; eles são cenários de momentos inesquecíveis, definindo-se por padrões de sofisticação e serviço que transcendem o comum”, explica o empresário.

Marcelo Politi (especialista em negócios gastronomicos)

Listamos alguns restaurantes de hotéis que contam com verdadeiras referências gastronômicas:

1- No Tivoli Mofarrej São Paulo, por exemplo, o Must Restaurant reúne elegância e aconchego em seu restaurante com teto de vidro ou à beira da relaxante piscina, onde se encontra o melhor da gastronomia autoral de Danilo Brasil. Os drinks artesanais ficam por conta da Adriana Pino e a decoração tropical do jardim tem a assinatura de Amir Slama. Os hóspedes e convidados ainda podem degustar de um saboroso menu no Seen Restaurant & Bar – o bar central em 360º que oferece a vista para o maravilhoso skyline de São Paulo. A cozinha variada está sob o comando do chefpreneur Olivier da Costa e da chef Gizely Rocha, enquanto os drinks são elaborados pelo barman Heitor Marin. Outra atração é o sushi bar do chef Fernando Sant’anna. O restaurante tem a assinatura do chefpreneur Olivier da Costa, franco-português com 20 anos de carreira na Europa.

Must Restaurante – Tivoli Mofarrej São Paulo

2 – O restaurante Tangará Jean-Georges, do hotel Palácio Tangará São Paulo, oferece vista para o verde exuberante do Parque Burle Marx. Em um ambiente de extrema elegância, é o primeiro e único endereço do internacionalmente reconhecido chef Jean Georges Vongerichten na America do Sul. O restaurante oferece menu à la carte, bem como menu degustação, uma carta de vinhos com 280 diferentes rótulos, cuidadosamente selecionados, que incluem alguns dos melhores rótulos do velho e novo mundo. Já na piscina, repleta de árvores frutíferas, o Páteo do Palácio conta com as criações do chef Filipe Rizzato, ao longo de todo o dia.

3 – Em Gramado, no Castelo Saint Andrews está o restaurante Primrose. Seu nome foi inspirado em uma pequena flor que cobre os campos em torno dos famosos castelos da Escócia. Primrose sugere a primeira rosa da primavera, isso porque florescem ao final do rigoroso inverno escocês e simbolizam a juventude e a amizade. Com perfume delicado, ela encanta e ganha destaque também na gastronomia, pois são flores comestíveis e dão um toque especial e requintado nos pratos. Cada detalhe do ambiente contribui para um clima intimista e requintado. As mesas são iluminadas individualmente por um lindo lustre de cristal tcheco. A gastronomia tem inspiração na culinária franco italiana, mas adaptado ao Terroir da Serra Gaúcha. As 17h, seguindo sua tradição, é servido o Chá da Tarde em um ambiente que combina o encanto inglês com o toque exclusivo do chef Fernando Becker.

Chá das 17h no Castelo Saint Andrews

4 – No Rio de Janeiro, o Copacabana Palace é um marco de elegância A gastronomia do hotel é uma fusão elegante de sabores locais e internacionais. O premiado restaurante Cipriani, conhecido por seu refinado menu italiano, brilha pela excelência em massas e vinhos. O Pérgula, à beira da piscina, serve pratos brasileiros tradicionais, com destaque para a feijoada aos sábados, que é uma autêntica celebração da cultura local. O MEE, é uma joia rara da gastronomia pan-asiática no Brasil. Com uma estrela Michelin, o restaurante se destaca pela inovação e qualidade impecável dos pratos. O menu cativa com uma seleção sofisticada que inclui sushi, sashimi e pratos principais inspirados nas culinárias da Tailândia, China, Japão e Coreia. 

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço. O mentor atende mais de 3.000 empresários do setor.

Sobre o Acelera #Food Nation – Comandado por Marcelo Politi é um dos maiores encontros dos profissionais do mercado de food service, focado na aceleração de negócios do setor. Em 2024 o Acelera #Food Nation realizará sua terceira edição. O evento recebeu grandes nomes da gastronomia como Pierre Berenstein (CEO do Bloomin´Brands – Grupo detentor da marca Outback Steakhouse), Ricardo Garrido (sócio da Cia Tradicional do Comércio), Eduardo Ourivio (sócio fundador do Grupo Trigo – que conta com Spoleto em seu portfólio) e Benny Goldenberg (sócio do restaurante Arturito), entre outros. Em 2024 o evento acontecerá no Teatro Santander e o público estimado é de 800 participantes.