Finlândia busca talentos brasileiros do setor da tecnologia para explorar indústrias inovadoras e oportunidades de carreira no país

123

O país mais feliz do mundo é referência quando o assunto é transição limpa e digitalização

A Finlândia tem trabalhado ativamente no desenvolvimento de soluções para combater as alterações climáticas de forma sustentável. A meta do país é alcançar a neutralidade de carbono até 2035 e, consequentemente, diminuir o impacto na pegada de carbono global através de tecnologias limpas e soluções digitais. Mais de 90% da eletricidade finlandesa é isenta de CO² e a produção cresce rapidamente. Isto fornece uma base sólida para indústrias em crescimento na cadeia de valor de baterias, hidrogênio/eFuels e indústrias que visam a descarbonização. Além disso, a Finlândia proporciona às empresas acesso ao mercado europeu com excelentes condições de trabalho.

O país mais feliz do mundo é referência quando o assunto é transição limpa e digitalização. A Finlândia foi considerada líder mundial em sustentabilidade pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com o ranking da ONU. Atualmente, a Finlândia também ocupa o primeiro lugar na Europa no desenvolvimento da cadeia de valor das baterias de ião lítio, de acordo com um estudo divulgado pela Bloomberg.

5G sustentável

Um dos líderes globais no desenvolvimento e implementação da tecnologia 5G, o país ainda desempenha papel fundamental na promoção da sustentabilidade por meio da conexão de quinta geração, que também traz eficiência energética e permite a conectividade de dispositivos IoT (Internet das Coisas) para monitorar e otimizar o uso de recursos como energia e água.

É também com a ajuda do 5G que várias cidades finlandesas estão desenvolvendo soluções de cidades inteligentes que utilizam as TIC para otimizar a utilização de recursos, melhorar a mobilidade urbana e reduzir as emissões de carbono. Estas iniciativas refletem o compromisso da Finlândia em enfrentar os desafios ambientais e climáticos através da inovação tecnológica e conferem um lugar de destaque à economia finlandesa em todo o mundo, repercutindo na qualidade de vida proporcionada no país.

Setor marítimo

Os estaleiros na Finlândia onde são construídos os navios também combinam soluções sustentáveis e digitais para facilitar a transição para o transporte marítimo ecológico. O país possui um forte ecossistema para tecnologias e serviços marítimos e portuários avançados. Empresas líderes no setor, por exemplo, oferecem soluções para automação de portos, gerenciamento de tráfego de navios, algoritmos para escalas portuárias just-in-time, movimentação de carga, projeto de navios, sistemas de propulsão, automação e monitoramento de navios, sistemas de controle remoto para navegação, otimização de rotas de navios e muito mais. A Finlândia também promove ambiciosos projetos de energia eólica offshore e empresas que oferecem soluções para a construção e manutenção de parques eólicos.

Novas oportunidades

“A Finlândia tem uma missão de transformação limpa e digital. As empresas estão oferecendo oportunidades de carreira atraentes a pessoas que querem fazer a diferença e contribuir para construir um mundo melhor”, afirma Laura Lindeman, Diretora de Trabalho na Finlândia – unidade de Negócios Finlândia. Com esse desenvolvimento, as empresas na Finlândia convidam talentos tecnológicos para explorar oportunidades de carreira no país. Para as empresas, a versatilidade e as diferenças culturais enriquecem a comunidade de trabalho. Muitas empresas finlandesas esperam um crescimento na economia verde e vêem que os grandes investimentos na transição verde compensam.

“Trabalhar na Finlândia oferece a oportunidade de trabalhar e desenvolver competências com as mais recentes tecnologias, conhecimentos e especialistas e impulsionar o crescimento sustentável. Além de oportunidades inovadoras de carreira e desenvolvimento, a Finlândia também oferece alta qualidade de vida em um país seguro e estável”, destaca Alessandra Leone, Talent Manager na Work in Finland, que faz parte da Business Finland, uma organização para financiar a inovação e promover comércio, viagens e investimentos.

Segundo a Technology Industries of Finland, 60% dos trabalhadores possuem diploma universitário e 40% são trabalhadores qualificados – o que mostra que o país procura especialistas. O setor das TIC, por exemplo, é um dos mais significativos do país, com receitas de 32 bilhões de euros.

“A Finlândia tem um status de bem-estar social significativo e a sociedade finlandesa tem certos pilares que tornam a vida quotidiana muito boa. O equilíbrio saudável entre trabalho e lazer na Finlândia também oferece muitas oportunidades para desfrutar da natureza única e pura do país. Em 2023, a Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pelo 6º ano consecutivo”, conclui Alessandra Leone.

Clique aqui para saber mais sobre a indústria e inovação na Finlândia.


Sobre a Business Finland

Business Finland é a agência governamental oficial da Finlândia para promoção de comércio e investimento, financiamento de inovação, promoção de viagens e atração de talentos. A agência apoia negócios que buscam se estabelecer no país europeu, seja por meio de parcerias ou na exploração de oportunidades de expansão.

Sobre Work in Finland

Work in Finland é o site oficial finlandês para talentos internacionais e empresas nacionais que desejam contratar estrangeiros. O site compartilha conhecimento sobre  a vida e trabalho na Finlândia, fornecendo informações sobre vagas abertas e simplificando o processo de busca de emprego e recolocação no país. www.workinfinland.com