Expo D. Pedro Matsuri traz um pedaço do Japão para Campinas

0
839

De 3 a 5 de novembro, o festival propõe uma imersão na cultura japonesa com shows musicais, apresentações, exposições, workshops, concursos, realidade virtual, jogos e gastronomia. O evento gratuito vai arrecadar alimentos para uma ação social.

Nos 115 anos da imigração japonesa no Brasil, o Expo D. Pedro realiza o Expo D. Pedro Matsuri. Com a expectativa de receber 30 mil visitantes entre os dias 3 e 5 de novembro, o festival vai transformar um dos maiores espaços multiuso do interior paulista em um “pedaço do Japão”. “Na programação, combinamos o tradicional e o pop, com os principais nomes do meio cultural e artístico da comunidade nipo-brasileira do País, organizamos workshops e exposições e dedicamos a praça de alimentação à gastronomia oriental para proporcionar ao público uma verdadeira imersão na cultura japonesa”, afirma Marceli Oliveira, superintendente do Complexo Expo D. Pedro. A entrada é gratuita e os organizadores sugerem ao visitante a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Segundo Sergio Takao Sato, CEO da Tasa Eventos e um dos principais organizadores de eventos de cultura japonesa no Brasil, o Expo D. Pedro Matsuri já nasce como o maior festival do gênero no interior de São Paulo. “Campinas está entre as grandes cidades do interior do Brasil e uma das principais do Estado e pela primeira vez é sede de um evento deste porte”, destaca.

O espaço dedicado à cultura tradicional japonesa na programação do Expo D. Pedro Matsuri conta com shows musicais de estilo enka e j-music, danças típicas, apresentações de taikô, os tambores japoneses, exposições e ilhas de experiência de bonsai, ikebana, oshibana, origami e kirigami e um workshop de gastronomia. “Teremos ainda o bon odori, que é a alma dos festivais de cultura japonesa”, lembra Sato.

A cultura pop do Japão se faz representar no festival com shows de anime songs, tokusatsu music show, desfile e concurso cosplay, concurso de anime song dance, exposição e workshops de mangá e pixel art. Uma área será reservada também aos board games.

Entre as atrações confirmadas estão Ryukyu Koku Matsuri Daiko com seus tambores festivos, Wadan Taiko Ensemble, Wadaiko Tsubame, os cantores Karen Ito, Pamela Yuri, Ricardo Cruz e Joe Hirata, o show de Diogo Miyahara e a Akatsuki Band.

O festival promovido pelo Expo D. Pedro é palco também para o concurso Miss Nikkey Campinas.

Atração nos principais festivais japoneses do Brasil, o Sky Bridge Experience, originariamente desenvolvido para os planetários do Japão, vai permitir que o público aprecie, através de realidade virtual, música, artes plásticas e cênicas produzidas por artistas japoneses e brasileiros.

“As delícias da gastronomia japonesa têm lugar especial no Expo D. Pedro Matsuri em uma grande praça de alimentação”, informa Marceli Oliveira. Mas além de sushi, sashimi, tempurá e outras especialidades, pratos como takoyaki (bolinho de polvo) e okonomiyaki (panqueca frita), que não se encontram facilmente nos restaurantes do País, poderão ser apreciados pelo visitante.

Realizado pelo Expo D. Pedro e organizado pela Tasa Eventos, o Expo D. Pedro Matsuri tem o apoio do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, da Fundação Japão, Prefeitura de Campinas e do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau. O evento é gratuito e a organização sugere ao visitante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será encaminhado ao Banco de Alimentos da Ceasa de Campinas e posteriormente doado a entidades assistenciais do município.

EXPO D. PEDRO MATSURI
03/11 (sexta-feira), das 18h às 22h
04/11 (sábado), das 10h às 22h
05/11 (domingo), das 10h às 20h
Entrada: gratuita, com a sugestão de doação de 1 quilo de alimento não perecível

Expo D. Pedro

Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II, Jd. Santa Genebra – Campinas (SP)

Mais informações: expodpedromatsuri.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui