O turismo de negócios no Brasil segue em crescimento, demonstrando a potência que é o país quando a pauta é viagens, sobretudo as corporativas. Em agosto, o setor faturou R$1,2 bilhão, 2,41% a mais do que em julho, quando registrou R$1,18 bilhão, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
“O turismo corporativo é uma modalidade que vem apresentando números espetaculares ao longo dos meses. Estamos falando de um faturamento de mais de R$ 1 bilhão somente em agosto. Isso, sem dúvidas, reflete na economia brasileira, gerando renda e emprego”, diz o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Números de destaque:
- A análise mensal considera 11 setores do mercado;
- Os serviços aéreos representam quase 60% do valor total, com um faturamento de R$ 722 milhões;
- O setor de hotéis, vem na sequência, com receita de R$ 368 milhões;
- A maior variação no mês foi observada nos serviços de transfer, que teve faturamento de R$ 5 milhões em agosto deste ano frente aos R$ 3,7 milhões faturados no ano passado, um aumento de 37,4%;
- R$15 bilhões em faturamento: essa é a projeção de Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp, para o fechamento do ano.
Câmara temática
Ainda em agosto, o Conselho Nacional de Turismo (CNT) anunciou a criação da Câmara Temática de Turismo de Eventos, iniciativa que visa dar mais exclusividade ao debate técnico e à formulação de políticas públicas para o segmento MICE.
A nova câmara surge para suprir a ausência de um fórum específico dentro do Conselho que trate, de forma estruturada e contínua, das pautas ligadas ao Turismo de Negócios e Eventos. O objetivo é estabelecer uma agenda estratégica de longo prazo que amplie a competitividade internacional do Brasil nesse setor, fortaleça a promoção de eventos e feiras no país e apoie a captação de grandes eventos internacionais.







