DO MORRO À BERRINI

0
272

Com participações de nomes como Luciano Huck e a empresária Luiza Trajano, primeira edição da Expo Favela conecta startups a investidores, em São Paulo

 “Favela não é carência, é potência”. Viral, a frase, quase um chamamento, é o mantra do empresário Celso Athayde. Ele mesmo um ex-morador de comunidades,  o CEO do Grupo Favela Holding cria algo absolutamente sui generis e altamente inovador no recém retomado segmento de feiras, eventos e congressos: de15 a 17 de abril, a primeira edição da Expo Favela ocupa o nobre espaço do Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.

O naipe de patrocinadores diz muito sobre a dimensão do evento: Carrefour, Vivo, Ambev, IFood, Gol, Ultragaz, Grupo VR, para citar alguns. Criador da CUFA – Central Única das Favelas, ONG de papel histórico no país cujo protagonismo durante a pandemia foi responsável pela arrecadação e distribuição de milhares de toneladas de alimentos, Athayde, carioca, foi visionário.  “A Expo Favela é o ponto de encontro de oportunidades entre a favela e o asfalto”, resume, usando a expressão carioca para a intersecção social entre moradores dos morros e o, bem, “asfalto”. Não por acaso, o projeto teve matéria no “Jornal Nacional” e chamadas de TV em horário nobre.

“Trata-se de uma feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups das favelas. O objetivo é dar visibilidade para estas iniciativas e, assim, promover um palco para este encontro com investidores que possam acelerar estes empreendimentos”. Em síntese, a iniciativa vai conectar investidores a centenas de empreendedores de comunidades – encontros mais difíceis de ocorrer, em outras situações –, para estimular o crescimento econômico de ambas as partes, imprimindo pujança tanto no empreendedorismo como na geração de empregos.

A programação é extensa: palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, gastronomia, cursos, shows, filmes, desfiles e até um “baile de favela”, entre outras muitas outras iniciativas, integram a pauta do evento. Nomes  como Luciano Huck, Regina Casé, a empresária Luiza Trajano e o jornalista Marcelo Tas têm presença confirmada. Idem para o DJ Alok, que promete esquentar o encerramento.

Tem mais: a Expo Favela é o embrião de um reality show produzido pela TV Globo e Favela Filmes que terá a participação dos dez empreendedores que mais se destacarem no evento.

 EXPO FAVELA

15 a 17 de Abril

Sheraton WTC Hotel – São Paulo

Informações: www.expofavela.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui