Compras digitais: comércio eletrônico deve faturar mais de R$ 23 bilhões no Natal de 2024

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De acordo com projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no Natal de 2024 o comércio digital deve superar em 9,91% os valores registrados em 2023 e alcançar R$23,33 bilhões. No ano anterior foram registrados R$21,23 bilhões.

Essa projeção é baseada na expectativa do ticket médio para as compras, que deve subir para R$ 639, com expectativa de mais de 36 milhões de pedidos durante o período. Em 2023, o ticket médio foi de R$ 611, e o número de pedidos totalizou ficou em torno de 34 milhões.  

A estimativa da ABComm considera o período que se estende desde o início da Black Friday (neste ano ocorrida em 29 de novembro) até o dia 24 de dezembro.  

Além das categorias principais, como celulares, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos e moda, o segmento de cosméticos está entre os que mais cresceram em número de buscas nos últimos meses.

“Estamos otimistas de que as vendas de Natal em 2024 irão superar nossas projeções, refletindo o crescente engajamento dos consumidores no comércio eletrônico. O segmento continua a conquistar espaço no mercado, especialmente em datas comemorativas, pela praticidade, economia e diversidade de opções que oferece. A facilidade de comparar preços, aproveitar promoções e realizar compras com poucos cliques tem sido o diferencial decisivo para o público”, destaca Mauricio Salvador, presidente da ABComm

Para potencializar ainda mais o faturamento, a Associação sugere que os varejistas utilizem canais digitais pagos, redes sociais, e-mail marketing e mensagens de WhatsApp, entre outras estratégias de divulgação e venda de produtos.  

Dicas de segurança para clientes

Saiba como evitar golpes e fraudes ao fazer compras online:

– Opte por sites confiáveis;

– Desconfie de preços muito abaixo do mercado;

– Mantenha softwares e antivírus atualizados;

– Não compartilhe senhas com terceiros.