A cidade de São Paulo realizou 3.928 eventos nos primeiros seis meses de 2025, representando um aumento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Núcleo de Informação e Pesquisa (NIP) do Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB), que utilizou informações oficiais dos promotores de eventos, além de cruzar dados da Embratur e São Paulo Turismo.
De acordo com o estudo, os eventos de micro e pequeno porte representam 46% do total, frente aos 38% de 2024. Já os de médio porte, hoje, representam 41%, grande e mega, 8%, e simultâneos, 5%, que ao todo reuniram mais de 36,7 milhões de participantes.

“Observamos um aumento significativo na quantidade de eventos, dos mais diferentes portes, com destaque para encontros de menor tamanho, mas crescendo em quantidade, o que mostra que o setor está bastante ativo e descentralizado, garantindo experiências personalizadas aos participantes”, Toni Sando, presidente executivo da VSPCB.
Tipos de eventos que mais cresceram em São Paulo:
- Gastronômicos – 29 eventos, com alta de 123%;
- Shows e festivais – aumento de 1.492 para 2.981, 100% de crescimento;
- Esportivos – 35 eventos, 21% a mais do que em 2024.
Os eventos cadastrados apontam para uma movimentação econômica oriunda dos participantes na casa de R$12,8 bilhões, um aumento de 12,83% se comparado com o mesmo período de 2024, injetando, na cidade, R$ 638 milhões de ISS. “São Paulo é um destino dinâmico e que absorve as tendências mundiais”, avalia o executivo.
As regiões da Berrini, Faria Lima & Itaim, Ibirapuera & Moema, Paulista & Jardins foram as que mais se destacaram.