Capital paulista celebra alta de 59% em eventos realizados no 1º semestre

12
Lollapalooza – Foto por: Wesley Allen
Lollapalooza – Foto por: Wesley Allen

A cidade de São Paulo realizou 3.928 eventos nos primeiros seis meses de 2025, representando um aumento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Núcleo de Informação e Pesquisa (NIP) do Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB), que utilizou informações oficiais dos promotores de eventos, além de cruzar dados da Embratur e São Paulo Turismo.

De acordo com o estudo, os eventos de micro e pequeno porte representam 46% do total, frente aos 38% de 2024. Já os de médio porte, hoje, representam 41%, grande e mega, 8%, e simultâneos, 5%, que ao todo reuniram mais de 36,7 milhões de participantes.

Toni Sando, presidente -executivo Visite São Paulo Convention Bureau
Toni Sando, presidente -executivo Visite São Paulo Convention Bureau

“Observamos um aumento significativo na quantidade de eventos, dos mais diferentes portes, com destaque para encontros de menor tamanho, mas crescendo em quantidade, o que mostra que o setor está bastante ativo e descentralizado, garantindo experiências personalizadas aos participantes”, Toni Sando, presidente executivo da VSPCB.

Tipos de eventos que mais cresceram em São Paulo:

  • Gastronômicos – 29 eventos, com alta de 123%;
  • Shows e festivais – aumento de 1.492 para 2.981, 100% de crescimento;
  • Esportivos – 35 eventos, 21% a mais do que em 2024.

Os eventos cadastrados apontam para uma movimentação econômica oriunda dos participantes na casa de R$12,8 bilhões, um aumento de 12,83% se comparado com o mesmo período de 2024, injetando, na cidade, R$ 638 milhões de ISS. “São Paulo é um destino dinâmico e que absorve as tendências mundiais”, avalia o executivo.

As regiões da Berrini, Faria Lima & Itaim, Ibirapuera & Moema, Paulista & Jardins foram as que mais se destacaram.