BIENAL DO LIVRO DO RIO: MAIS DE 2 MILHÕES DE LIVROS VENDIDOS

688

Números divulgados pelo SNEL e Agência Brasil apontam para cerca de 250 mil visitantes presenciais  

A 20ª Bienal do Livro Rio vendeu mais de 2 milhões de obras ao longo de dez dias de duração. O evento terminou neste domingo (12), no pavilhão do Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. Mais de um milhão de pessoas de todas as idades, incluindo acessos online, participaram das atividades e debates organizados por uma curadoria coletiva, presencial e virtualmente no maior festival cultural do país.

Na avaliação de Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), o saldo foi positivo. “As vendas desta edição foram muito surpreendentes. A sensação geral foi de muita segurança e conforto, com as ruas mais largas, filas bem organizadas e a limitação de público. A programação cultural foi outro sucesso, com as sessões cheias presencialmente e com boa audiência ‘online’”, destacou.

Realizada de 3 a 12 de dezembro, a Bienal do Livro Rio teve, pela primeira vez, formato híbrido. As mesas de debates da Estação Plural foram transmitidas também em tempo real pela plataforma digital, contabilizando 750 mil acessos. O balanço do evento indica que 34,5% do público presente ao Riocentro esteve no evento pela primeira vez, sendo que 50,8% tinham entre 18 e 25 anos. Calcaula-se ainda que 250 mil pessoas passaram pelos três pavilhões – e 99% comprou ao menos um livro. A média foi de seis livros adquiridos por visitante.