Belo Horizonte sedia a primeira edição do festival gastronômico Botecar após a pandemia

0
190

Evento será de 31 de outubro a 30 de novembro e reúne 36 botecos  da cidade, localizados em todas as regionais, e será incorporado à 1ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte.

O festival gastronômico BOTECAR está de volta para mais uma edição, prometendo uma celebração de sabores autênticos, cultura e tradição. Um dos mais aguardados da cena gastronômica local, evento está na 7ª edição e será realizado entre os dias 31 de outubro e 30 de novembro. Desta vez, 36 botecos conceituados da capital mineira, localizados em todas as regionais, participam do evento. O objetivo é valorizar a culinária de boteco de raiz, reforçar a identidade da cidade como a capital nacional dos bares e homenagear a riqueza e a diversidade da culinária tradicional.

Cada boteco deve elaborar seu tira-gosto com concepção livre, com o preço sugerido entre R$30 a R$40. A mineiridade foi o tema escolhido para os pratos. “Minas são muitas, já dizia o poeta. Para muitos somos a Toscana ou a Provence Brasileira. Vamos pesquisar a nossa história, nossas festas religiosas, a evolução da nossa gastronomia, partindo da famosa cozinha dos tropeiros, passando pela cozinha das fazendas, pelas influências dos nossos imigrantes, chegando aos tempos atuais com a moderna cozinha mineira”, incentiva o organizador do festival, Antônio Lúcio Martins. O tema será representado nos pratos e na decoração temática dos botecos.

Ao consumir os pratos do festival, o público poderá eleger o melhor boteco, considerando critérios como sabor do tira-gosto, temperatura da bebida, ambiente e atendimento. O voto popular será registrado por meio de um QR code e direcionado para a plataforma de votação, digital. A nota do público representará 50% do total de votos, na apuração final. A outra metade da avaliação será feita por um júri especializado. A apuração dos votos será auditada por empresa especializada, independente.  A divulgação do resultado acontecerá em uma cerimônia de premiação fechada para convidados.

O Botecar é patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e ainda pela Petra – a cerveja oficial do festival, Cachaça Decisão e DelMaipo.

Retorno após pandemia

Esta será a primeira edição após a pandemia. “Vamos encher os bares participantes de pessoas prontas a comemorar nossa hospitalidade e nossa mineiridade no cardápio mais que acolhedor”, comemora Antônio.

Para celebrar esse marco, a Belotur está cadastrando o Botecar na 1ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte, que acontece entre os dias 16 a 31 de outubro. O objetivo é promover a capital por meio da gastronomia, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco a partir da conquista do Título de Cidade Criativa da Gastronomia.

Na programação, estarão reunidos chefs renomados, como Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela revista britânica Restaurant; Janaina Rueda, chef de cozinha e sócia da Casa do Porco, em São Paulo, eleito como o 7º melhor restaurante do mundo em 2022, na lista World’s 50 Best e Edson Leite, fundador do projeto ‘Gastronomia Periférica’, negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia. A programação completa da Bienal será divulgada em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui