O multiartista lança seu primeiro livro durante a SP-Arte 2024 no Stand da Choque Cultural, marcando uma série de lançamentos pelo mundo.

O multiartista Alê Jordão anuncia o lançamento de seu primeiro livro, “God Save the Sneakers”, focado na celebração, história e cultura por trás dos tênis, que são mais do que simples acessórios; são objetos de desejo que moldam comportamentos e identidades culturais.

O livro mergulha no universo colecionador do Alê, explorando o valor cultural desses objetos que transcendem barreiras socioculturais e influenciaram tanto sua vida quanto suas obras. Com curadoria de William Baglione, design editorial executado pelo Estúdio Vértices e colaborações de Baixo Ribeiro, Lilian Pacce e Paulo Anshovinhas. Alê explora diversos modelos de sua coleção, que conta com mais de 3.000 exemplares, entre esses modelos, destacam-se o icônico Converse All Star Chuck Taylor, que se tornou um símbolo da cultura punk nos anos 70, os Air Jordan’s da Nike, que revolucionaram o mundo do basquete nos anos 80 e 90, além de diversos outros calçados que narram histórias fascinantes sobre moda, esporte e cultura urbana. O preview do livro será no dia 03 de abril às 16h, durante a SP-Arte 2024, no Stand da Choque Cultural. E depois um lançamento para convidados no dia 05/04, no estúdio do artista, que dá início a uma série de lançamentos no mês de abril, em Londres na Galeria WFA, no ADI – Museu de Design em Milão, e na Feira Pinta em Lima, no Stand da Galeria Pabelon 4.

SOBRE ALÊ JORDÃO

O artista Alê Jordão nasceu em 1973, na cidade de São Paulo. Ele cursou Artes Visuais na FAAP durante a segunda metade dos anos 90, tendo como professores Sandra Cinto, Dora Longo Bahia, Paulo Pasta e Nelson Leirner, este último sendo sua principal referência. Além disso, estudou Design de Mobiliário na Domus de Milão, uma escola pioneira na integração entre design, arquitetura e arte. Seu trabalho na Choque Cultural é resultado da exploração da interseção entre arte e design, transitando entre o objeto escultórico e o funcional.