Embratur sedia encontro de apresentação do Web Summit Rio 2026 para parceiros e apoiadores

8
Evento contou com a presença de diversos entes do governo federal e parceiros
Diversos entes do governo federal e parceiros participaram do encontro - Foto: Rui Rodrigues/Embratur

Realizado no dia 14 de janeiro, o evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos do governo federal, além de parceiros como ApexBrasil e Sebrae

De 8 a 11 de junho, o Rio de Janeiro volta a ser o epicentro da inovação global com a realização do Web Summit Rio 2026. Essa será a quarta edição do evento no Brasil, que deve reunir mais de 30 mil pessoas ao Riocentro, na Barra da Tijuca, consolidando a cidade como o principal polo de tecnologia e negócios do hemisfério sul.

A parceria entre Embratur e Web Summit começou em 2023, por meio do EmbraturLAB. Desde então, essa colaboração tem impulsionado iniciativas de inovação turística e ajudado startups brasileiras a participarem das edições de Lisboa e do Rio. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que unir inovação e tecnologia permite expandir o turismo para novos lugares e fortalecer a presença do Brasil no mercado global. 

“A relação da tecnologia e da inovação com o turismo é muito decisiva para nós. Por meio desta parceria, temos iniciativas que têm dado muito certo, inclusive criando turismo onde não existia antes, por meio da tecnologia, como o uso de QR Codes para contar a história do samba em bairros da zona norte do Rio de Janeiro. Com a inovação, conseguimos resgatar histórias incríveis para que o mundo venha para a periferia, gerando emprego e renda”, ressaltou Freixo. 

O porta-voz do evento, o VP e Country Manager do Web Summit para Brasil e Portugal, Artur Pereira, destacou que a parceria com a Embratur tem feito um caminho muito positivo no que toca a startups e tecnologia. 

“Hoje em dia, a tecnologia não pode ser dissociada de qualquer setor de atividade e é geradora de grandes oportunidades também no turismo. O EmbraturLab e a presença no evento representam um caminho muito positivo para que as startups que trabalham com o setor possam potenciar esse crescimento. Não podemos esquecer que, sempre que ajudamos uma startup a crescer, independentemente da atividade onde ela atua, criamos emprego, valor econômico e uma sociedade mais equilibrada”, afirmou Pereira. 

Parceria

O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, explica que há uma agenda sendo construída para aproveitar o potencial de eventos superimportantes para a área de inovação, como o Web Summit Rio de Janeiro e o Web Summit Lisboa.
 

“O objetivo é aglutinar esforços com parceiros, como Apex e Sebrae, para criar uma agenda governamental conjunta de desenvolvimento tecnológico que, obviamente, gere emprego e renda para todo mundo. A ideia é começar a construir paulatinamente uma agenda mais coletiva, aproveitando todo o potencial que o Web Summit oferece para o fortalecimento do setor de inovação e turismo no Brasil”, explicou.