Amazônia na passarela da São Paulo Fashion Week

9

Falta pouco para começar um dos maiores eventos de moda do mundo, a São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece no Parque Ibirapuera entre os dias 16 e 20 de outubro.

Na edição deste ano, a Amazônia, maior floresta do mundo, estará em destaque no desfile do estilista Leandro Castro, que leva para a passarela peças com referência no projeto Iconografia Local Bioma Amazônico, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Sebrae Nacional e do Pará.

Com o objetivo de valorizar a identidade cultural e produtiva amazônica, o projeto, em parceria com 20 microempreendedores locais, desenvolve produtos a partir dos insights de uma pesquisa liderada pelo estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues. 

Para o SPFW, Castro preparou uma coleção de peças “bioinspiradas” no território amazônico do Pará. “A partir dessa experiência, a coleção foi desenvolvida por meio de parcerias com grupos de artesãos da região, estimulando a bioeconomia, por meio de uso de biomateriais e do envolvimento sustentável a partir dos ecos da COP30”, adianta. 

As empresas fornecedoras do desfile são participantes do projeto realizado pela Assintecal: Biojoias Natureza Viva, Coomflona – Cooperativa Mista da Flona Tapajós, Cuias Aíra, Nunghara Biojoias e Trançados do Arapiuns.

E vem mais por aí: o projeto Iconografia Local Bioma Amazônico contabiliza oito oficinas criativas, sete palestras, coletivas de imprensa e dezenas de consultorias individuais in loco, no Pará, e on-line com 20 empreendimentos do território. Os produtos criados serão todos lançados na COP30, entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém/PA. 

O coordenador do projeto, Walter Rodrigues, explica que a iniciativa, realizada nos territórios de Santarém/Alter do Chão, Belterra e Mojuí dos Campos, desenvolveu uma pesquisa territorial aprofundada com foco em identidade local. A investigação contempla elementos como bioma, história, arquitetura, culinária, crenças, saberes artesanais, festas populares e uma cartela de cores representativa da região.