Tecendo histórias

23

Wagner Santos relembra sua trajetória de 35 anos no varejo e na alfaiataria masculina e revela o segredo do sucesso da VIP Alfaiataria, referência em trajes masculinos sofisticados e de qualidade

Com 26 anos de experiência no ramo da alfaiataria masculina e passagem por grandes empresas do setor, Wagner Santos construiu sua trajetória e lançou seu próprio Ateliê, a VIP Alfaiataria, que este ano completou cinco anos de sucesso. O segredo? “Ao longo da minha carreira, aprimorei meu conhecimento não somente na confecção das peças, mas para poder oferecer uma consultoria de alto padrão aos meus clientes, pois o mais importante não é vender uma boa roupa, de bom tecido ou bom corte, e sim, preparar o homem para que ele saiba como usar cada peça de forma correta, pois é isso que irá valorizar seu biotipo e definir seu estilo. Essa é a proposta da VIP Alfaiataria, preparar nossos clientes para que estejam bem-vestidos em qualquer ocasião”, explica Wagner.

“Tenho como missão resgatar o glamour da alfaiataria, que se perdeu na década de 1980, mas que nos anos 2000, voltou com muita força, tal como as barbearias, charutarias e outros. Com isso, o homem, passa a ter novas experiências”, completa.

Do varejo para a alfaiataria

Desde sua juventude, Wagner tem motivação vinda de tesouras, linhas, agulhas e carreteis. “Minha trama se costurou desde a tenra idade quando me encontrei com a moda masculina através de um tio alfaiate, de Curitiba, que me conseguiu o primeiro emprego na área, numa loja chamada WA, no Shopping Eldorado. Entrei como vendedor, sai de lá como subgerente”, lembra.

Ao perceber que tinha aptidão, seu tio o indicou para trabalhar na Camisaria Colombo, marca de trajes sociais acessíveis, onde ficou por sete anos. Entre calças, ternos, camisas e gravatas, aprendeu, se desenvolveu, sem ainda sonhar naquela época, que aquilo se tornaria algo muito maior um dia. “Foi uma grande escola. De ofício e de vida”, diz.

Wagner Santos
Wagner Santos

Começou então a alinhavar o caminho rumo a uma maior sofisticação. Dali, foi para a Brooksfield, onde trabalhou por 12 anos, entrando como vendedor e logo conquistando o posto de gerente. Além de aprender a gerenciar diversas lojas da rede, Wagner entendeu na prática que cada atendimento, cada história, importava. E continuou trilhando sua carreira nesse setor ao qual se apaixonava mais a cada dia. E foi nessa “escola de varejo” que seu caminho se cruzou com João Camargo, fundador da Camargo Alfaiataria, que também trabalhou na Brooksfield.

“Fui convidado a trabalhar na Camargo e, a partir daí, ampliei meu conhecimento do varejo para a alfaiataria, a modelagem e o corte. Foram dez anos onde convivi de perto com os clássicos artesãos dos cortes, com tecidos e detalhes mais nobres. Camargo foi um grande amigo e mestre e que depois virou meu sócio, quando me convidou a abrirmos juntos uma loja no emergente bairro Jardim Anália Franco”, lembra.

Empreendendo com amor

Após a pandemia, com o fechamento de algumas lojas, veio o desejo de empreender em sua marca própria. Foi quando deu vida à VIP Alfaiataria, em sociedade com um antigo cliente que virou amigo, Márcio Martins. “Uni minha vasta experiência em alfaiataria como a veia administradora de Márcio e, assim, nasceu nossa primeira unidade da VIP, no bairro do Tatuapé”, relata Wagner.

O ateliê na Rua Serra da Juréia se expandiu e hoje são quatro unidades, duas no Tatuapé e uma no Itaim Bibi. Recentemente, sua marca chegou também ao consagrado bairro Cambuí na cidade de Campinas. “Com a minha trajetória de quase 35 anos de varejo, vim trabalhando bastante, conhecendo pessoas e criando relacionamentos. Nossas lojas são construídas por pessoas e suas histórias que se narram entre os trajes sob medida ou peças prontas, entre festas, eventos e casamentos. O relacionamento para nós é fundamental e o que traz o diferencial para a nossa marca. Como o próprio nome diz, na VIP Alfaiataria, os clientes são tratados de forma personalizada”, diz.

Referência em trajes masculinos, combinando tradição e sofisticação, a VIP Alfaiataria oferece peças prontas de esporte, casual e social, e feitas sob medida, como ternos e smokings de qualidade impecável e caimento perfeito. “Temos mais ou menos 20 cores de roupas, quase três mil peças para locação, o que representam uma boa fatia do nosso faturamento”, conta.

Segundo Wagner, na maioria das vezes, o sob medida é procurado para ocasiões especiais, como casamentos, festas de debutantes. “O homem, quando busca uma roupa sob medida, quer algo mais personalizado, porque ele tem a opção de escolher cor, tecido, forro, personalizar essa roupa conforme seu ideal e encaixá-la no seu biotipo, porque a peça é cortada dentro das suas proporções de corpo”, explica.

Já no dia a dia, onde o volume de uso é maior, os homens procuram uma roupa que tenha um custo-benefício melhor, que são as roupas prontas, como um costume, um terno, uma calça jeans, uma calça de sarja, uma camisa da coleção. “Eu tenho desde clientes que buscam cortes mais clássicos aos que querem uma alfaiataria moderna, com peças mais minimalistas, que você não encontra no mercado em lojas de moda masculina”.

Este ano, Wagner Santos é um dos embaixadores do Celebration by Bibiana, que será realizado em 22 de setembro no Hotel Unique, e está desenvolvendo uma linha exclusiva chamada VIP by Celebration, para seu desfile.

Por Luciana Albuquerque