Não é de hoje que os espumantes produzidos no Brasil desfrutam de excelente reputação em solo nacional e no exterior, e são a ponta de lança da crescente viticultura nacional.
Para ajudar a fazer boas escolhas para as festas do fim de ano e para os dias quentes de verão, o enófilo Johnny Mazzilli separou dicas que são verdadeiros brindes de refrescância e sabor.
Cave Geisse Blanc de Noir Brut
Ícone na produção de espumantes brasileiros de primeira linha, a reputação da Cave Geisse a precede. Elaborado com 100% de uvas Pinot Noir, o Blanc de Noir Brut é sofisticado, com perlage delicada e consistente, aroma elegante com notas cítricas, excelente textura e cremosidade. Versátil, é perfeito para snacks, frutos do mar, pescados, comida japonesa e pratos marcadamente condimentados, como a culinária tailandesa.
Vivelam 50 Nature
Produzido em Santa Maria, uma região mais afastada dos tradicionais centros produtores, o Vivelam 50 Nature tem excelente complexidade, devido aos 50 meses em que a bebida fica em contato com as leveduras. Cor dourada, perlage fina, aromas de brioche, mel e leve tostado. No paladar, ótima acidez e estrutura. Combina muito bem com moule et frites, salada de camarões, frutos do mar e pescados, como bacalhau ao forno.
Salton Evidence Cuvée Brut
As uvas Chardonnay e Pinot Noir dão origem a esse espumante de excelência, elaborado pelo método tradicional. Com 12 meses de contato com as borras, é muito refrescante, cremoso e de ótima estrutura. Um ótimo parceiro para uma ave assada com farofa doce, terrine de salmão, atum selado e um suculento ceviche.
Miolo Millesime Branco Brut
Resultado exclusivo de safras excepcionais, o Miolo Millésime Brut tem Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos (D.O), uma das regiões mais prestigiadas do Brasil. Produzido pelo método tradicional com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, é complexo, elegante e com acidez vibrante. Combina com uma enorme variedade de comidas, como chester, sashimi, steak tartar, preparos variados de frutos do mar e um crocante galeto na brasa.
Cristofoli Blanc de Blanc
De suas melhores uvas Chardonnay, a Cristofoli elabora esse delicioso espumante que permanece 24 meses em contato com as leveduras. O resultado é uma bebida intensa, de ótima estrutura, acidez e persistência.
É perfeito para um brinde sem comida ou para acompanhar petiscos, salame, salada de bacalhau, tender e pratos agridoces.
Viticcio Brut Rosé
As uvas Chardonnay e Pinot Noir, provenientes de vinhedos em Bento Gonçalves e Garibaldi, compõem esse espumante delicado e elegante. Produzido pelo método Martinotti (Charmat), tem aroma de frutas tropicais e vermelhas, notas cítricas e de brioche. No paladar, ótima acidez, cremosidade, bom corpo e volume. Ótimo para acompanhar carnes brancas de forno e grelha, ostras, culinária oriental, queijos cremosos, sushis e aperitivos.
Otto Brut Blanc de Blanc
Produzido na região de Faria Lemos e Nova Prata a partir de um blend das safras 2017, 2018 e 2019, é um espumante incomum – a começar pela composição de suas uvas: Chardonnay, Trebbiano, Riesling Itálico e Viognier. Com aroma sedutor e intenso de frutas brancas, frutas secas e notas amendoadas, no paladar é delicado, muito fresco, com ótima acidez e final persistente. Delicioso para um brinde sem comida, vai bem com queijos frescos como burrata, embutidos e carnes curadas, vinagrete de mariscos, carpaccio de salmão e pernil suíno grelhado.
Don Giovanni Série Ouro Extra Brut 60 meses
Um dos ícones da vinícola Don Giovanni – que é também uma acolhedora pousada, é um espumante de grande personalidade, com cor amarelo palha, perlage duradoura, aroma marcante de frutas brancas, frutas cristalizadas, baunilha e torrefação. No paladar, é complexo, com ótima cremosidade, muita estrutura e persistência. Combina com bolinho de bacalhau, patê de fígado, risoto de funghi, presunto cru e queijos cremosos.
Cerro da Cruz Nature Branco
Produzido pela Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, esse espumante é elaborado com 80% de uvas Chardonnay e 20% de Pinot Noir. Em seu amadurecimento, permanece durante 20 meses em contato com as leveduras. No aroma, notas florais e cítricas, como maçã verde, pera e um sutil toque de panificação. No paladar, acidez marcante, boa untuosidade e persistência. Acompanha legumes grelhados na manteiga, cuscuz paulista, pescados brancos, frutos do mar, pastrami e torta cremosa de palmito.